Aliança que deu certo
A ida do PMDB para o governo ajudou muito o presidente Lula a consolidar sua maioria no Congresso e tem sido muito positiva para o partido nesta disputa municipal. O PMDB foi o partido que elegeu o maior número de prefeituras na eleição passada, mas teve fraco desempenho nas capitais. Desta vez, porém, o partido pode eleger o prefeito em seis capitais – entre elas, o Rio de Janeiro, onde já conquistou o governo do Estado.
O PT pode sair-se bem nesta eleição se vencer a disputa em São Paulo com Marta Suplicy. É a principal capital do país – onde está o poder econômico e o poder político. Desde o início da campanha é dito que quem ganhar São Paulo levará o título de vencedor para casa. O PT mantém a regra que está prevalecendo em todo o país: candidatos que disputam a reeleição levam vantagem. Assim, o PT deve reeleger os prefeitos de Fortaleza, Luizianne Lins; de Vitória, João Coser; em Pernambuco João da Costa, apoiado pelo atual prefeito petista, João Paulo, além de prefeitos de outras capitais menores como Rio Branco.
Se ficar fora do segundo turno em São Paulo, o PSDB sairá derrotado da eleição municipal, embora possa confirmar a reeleição de seus atuais prefeitos – Beto Richa, em Curitiba, que pode, aliás, ser o mais votado proporcionalmente nesta campanha; Wilson Santos em Cuiabá e Sílvio Mendes, em Teresina. E vencer, ainda, em São Luiz. Já o DEM, se levar Gilberto Kassab para o segundo turno, como indicam as pesquisas, terá uma expectativa boa de poder – e pode se valer do discurso de vitória até o segundo turno. Porém, excluindo São Paulo, o partido está num momento delicado; em Salvador, ACM Netto perde a vantagem e pode até ficar fora do segundo turno e, em Belém, a candidata Valéria Pires está perdendo terreno para o atual prefeito Duciomar Costa. Dependendo de São Paulo, o DEM tende a minguar.
28 setembro, 2008 as 6:31 am
Não é isso que estamos vendo nessa eleição para as prefeitura, pois aqui em Salvador, o rolo compressor do governo estadual que é do PT, está espremendo e triturando o candidato do PMDB, que sempre foi um aliado fiel do PT aqui, em pró do outro candidato a prefeitura que é do PT, o governo estadual está jogando duro. Então partidos aliados, só na hora da aprovar projetos, depois é pau puro.
28 setembro, 2008 as 12:00 pm
Olha Cara Cristiana, este partido o PMDB, ja não é mais o mesmo. Tem estrelas ainda de primeira grandeza, mas o partido em si, perdeu tanto a identidade, como a originalidade do tempo do Dr.Ulisses.
Se tornou um antro de Caciques.
É uma pena.
Lula esta fazendo por merecer nas eleições majoritarias, ter o PT com mais de 2/3 tanto no Senado como na Camara dos Deputados, ai a coisa melhora inda mais.
Podera ser mais autentico, sem intereferencias extra-partidarias como as do PMDB.
28 setembro, 2008 as 2:39 pm
Não será fácil para dona Marta vencer. Com a delicadeza de paquiderme,que lhe é peculiar, já, já ela mostrará sua face não tão oculta..
Conseguirá ela, no segundo turno, continuar escondendo o marido argentino e mais difícil ainda, as grosserias?
Tenho dúvidas. Kassab, Ackmin ou qualquer outro. Qualquer estrupício tem possibilidades de vencer a madame. Ela é imensamente desagradável e tirando os que se beneficiam e os petistas que sempre têm dificuldade em interpretar a realidade(quando a realidade lhes diz respeito!), quem acredita nela???
É só rejeição.
Em tempo: votei na Marta em 2000., a pedido do Covas.Hoje faria um mal menor: votaria no Maluf.
29 setembro, 2008 as 1:33 pm
Tem gente que não se olha, falar da Marta a respeito de arrogância é não conhecer o Kassab, SAIA VAGABUNDO! SAIA VAGABUNDO! SAIA DAQUI VAGABUNDO! palavra dele com um eleitor. Quanto a rejeição olhe as pequisas e veja quem é o mais rejeitado dos dois.
29 setembro, 2008 as 3:41 pm
Pensei que este blog não fosse para fazer propaganda eleitoral, menos ainda ficar atacando os candidatos a torto e a direito. Mas já que foi feito um ataque absolutamente nada a ver à minha candidata (Marta) tenho que responder. Em primeiro lugar dizendo que a questão de arrogância e grosseria é uma acusação absolutamente infundada. Marta não é arrogante nem fez nenhuma grosseria. Ao contrário de seus principais adversários, que ficam se acusando em público, em plena demonstração de apego fisiológico ao poder. Falar do marido da Marta então, é algo inadmissível. Não se pode permitir que a disputa política chegue a ataques pessoais à família dos candidatos, nem ao menos ao “companheiro” do Sr. Kassab, por mais que seu relacionamento seja não convencional. Esses ataques pessoais á Marta, chegando ao absurdo de atingir sua família só demonstra o desespero daqueles que já prenunciam sua vitória. Aqueles que nunca votaram nela, mas dizem que votaram, para tentar dar mais peso à seus ataques.
29 setembro, 2008 as 4:46 pm
Cristiana o PMDB sempre será governo o PMDB quer é cargo, junto com o PT juntaram-se a fome com a vontade de comer, e como comem. Agora é mais prudente não ir com tanta sede ao pote vamos esperar segunda feira pra essa cambada de sangue sugas PMDB e PT estão mesmo com essa bola toda, lá no Nordeste eu acho que o Lulla até pode levar, mais do Sudeste pra baixo não será essa moleza não. Engraçado essas pesquisas dando a popularidade de Lulla sendo que estamos em eleições municipais cheira a CONCHAVOS, é como se esses pilantras que encomendam as pesquisas queiram dizer “Olhe o Lulla é popular votem em seus candidatos”. Essa pesquisa de agora é pra AJUDAR a Marta relaxa e goza ganhar a prefeitura de São Paulo que é a que CONTA mesmo no cenário nacional como bem disse você hoje no “Em cima da Hora”. O PMDB é sócio do IBOPE e agora deve ser do PT, Gabeira aqui no RIO diz que PROVA que o PMDB está em conluio com o IBOPE, e deve estar mesmo. Mesmo que Lulla se compare a Jesus deslavadamente ele NÃO tem essa aprovação, é só olhar as capitais mais importantes do Brasil, seus candidatos estão fazendo água, aqui no Rio CRIVELA é o candidato de Lulla, pois nem o “bispo” milagreiro da Universal está conseguindo ir para o segundo turno, o do PT está com 4%, faz tempo Gabeira está com muito mais votos que esses pilantras, Eduardo Paes não está com essa bola toda, ele está sim sendo AJUDADO e muito pelas pesquisas. São Paulo pela “popularidade” de Lulla Marta já devia estar MUITO melhor, esse número dela é FALSO ela tem menos que isso, deve ter 30% que é o que o PT tem em São Paulo desde sempre. Porto Alegre onde o PT DESGOVERNOU por 16 anos a candidata de Lulla nem vai para o segundo turno, Curitiba é PSDB total, lá não tem Alkimin e Curitiba é CIVILIZADA, a candidata de Lulla, “o popular”, está com míseros 15%. Em BH o candidato é do Aécio que se juntou ao PT pensando em 2010. Pra cantar vitoria, vamos esperar segunda-feira até lá um pouco de humildade não faz mal a ninguém, os VOTOS ainda nem chegaram às urnas e essas pesquisas com essa corrupção generalizada no “PAÍS DOS PETRALIAS” não são mais confiáveis.
29 setembro, 2008 as 7:15 pm
cristiana lôbo, o pt pode no minimo fazer 5 capitais, diga- se de passagem. que e o partido que mais vai fazer prefeitos nas capitais, ai a senhora fala que ele só vai sair – se bem se vencer a eleição de são paulo, é no mínimo uma ignorância não reconhecer o bom desempenho de um partido que para alguns,já deram como acabado, mostrar crescimento e despontar como o prncipal partido nacional.
29 setembro, 2008 as 8:37 pm
Cristiana, Cristiana, já falei que não adianta torcer para marta ganhar, ela não ganha.A rejeição a ela é tão grande em São Paulo que até o marqueteiro da madame não mostra essa fulana falando, só aparece foto dela na propaganda da TV, se ouvimos sua voz arrogante temos calafrios. Esse negócio de óculos no debate é furado, ela nunca terá imagem de séria e intelectual, ela é mal educada e péssima política.Aliás, deram um sumiço no marido argentino, por que será não?É melhor a marta pedir um emprego para o lula em Brasília, aqui em São Paulo não há cargo para ela.
São Paulo terá Alckmin ou Kassab como prefeito essa fulana não ganha.A vez dela já passou, só você e os vermelhinhos vibrantes não entendem isso. Domingo está chegando e o 2º turno também, ai, vocês verão que São Paulo não é pt.
30 setembro, 2008 as 9:10 am
Puxa, eu não sabia que os vermelhinhos estavam tão sensiveis, deve ser porque a eleição está ai e os planos da martox ganhar vão ladeira abaixo!
Podemos falar do marido dela sim , afinal ela fez um casamento de cinderela para todos saberem, ou não?
Mas, tudo bem, o importante é que o seu desempenho como prefeita foi sofrível, tanto é que perdeu para o Serra, a sua fama de mal educada foi ela própria que mostrou nos 4 anos que esteve na PMSP.
Tratar essa fulana como frágil e indefesa é comédia, os fatos dizem o contrário.
30 setembro, 2008 as 5:08 pm
Engraçado como a extrema direita fala “vermelhinhos vibrantes”… Não percebem que com isso deixam transparecer o recalque dos perdedores inconformados?
Marta é extremamente bem vista pela população mais pobre, aquela que não está diretamente influenciada pela lavagem cerebral de uma imprensa que serve apenas de caixa de ressonância dos interesses do governador Serra.
Tanto que agora estão falando mal do mesmo Alckmin que era santificado por eles em 2006…
30 setembro, 2008 as 7:32 pm
Vamos aguardar as urnas no Rio….PMDB ainda não levou….Gabeira ainda pode chegar lá….aliás, o último programa do Gabeira com o Caetano cantando é de emocionar qualquer carioca, e até brasileiro. Precisamos de muitos políticos com o caráter do Gabeira. Ganhando ou perdendo, mas limpo com honradez.
30 setembro, 2008 as 7:33 pm
Alckmin em SP tá dando vexame atras de vexame…não só nos votos, mas na compostura…rodou a baiana geral. Imaginar que ele foi aop segundo turno contra o Lula. Agira, percebe-se que não houve votos nele, houve votos contra o Lula. Sampa vai de Marta ou kassab. Que vergonha…