Prestação de contas

sex, 29/08/08
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

          O prefeito Fernando Pimentel (PT) esteve com o presidente Lula nesta semana para fazer uma espécie de prestação de contas da campanha eleitoral em Belo Horizonte. Ele relatou a Lula os passos da candidatura de Márcio Lacerda (PSB) que é por ele apoiado, juntamente com o governador Aécio Neves. Em apenas dez dias de propaganda eleitoral na televisão, Lacerda saltou para o primeiro lugar,  já distanciado do segundo colocado, que é a candidata do PC do B, Jô Moraes.

      A prestação de contas foi necessária porque, em Brasília, outros petistas, como o ministro Patrus Ananias, mostravam a Lula resultados de pesquisas antigas, anteriores ao início da propaganda eleitoral, na qual Jô Moraes estava na dianteira. Lula chegou a se queixar com amigos da emboscada em que teria se metido ao avalizar a aliança PT-PSDB em Minas (apesar de ela ser informal, por causa da resistência do PT).

       Porém, o mais curioso dessa história é que Pimentel e Aécio conseguiram passar à população de Belo Horizonte que a união não foi eleitoreira, como já aconteceu em outras ocasiões e em outros Estados; mas em torno de um projeto para a cidade Belo Horizonte. Em muitas eleições passadas, por exemplo, históricos adversários se uniram para enfrentar um terceiro concorrente. Não foi o caso de Belo Horizonte em que os dois atuais governantes escolheram um terceiro, de um outro partido, e passaram a pregar projetos da a cidade.

      Se a vitória for confirmada, será um novo modelo na política brasileira.

compartilhar

6 Comentários para “Prestação de contas”

  1. 1
    Carlos Lobitsky:

    Ólha Cristiane, esta aliança do PT, como o PSDB, só com mineiro mesmo. Porem no caso nem mesmo os mineiros aceitam isto. Pelo simples fato que quem ganha não é o povo mineiro, e sim Aécio.
    Que diga-se de passagem não precisa de mais nada para ser o candidato do PSDB.
    Depois que o Alckimim fez o Serra, aceitar ser Governador de SP, para esconder as dividas estaduais que Serra não consegue pagar mesmo com excesso de arrecadação estadual, o Aécio é o Sr.Obra e o Sérra é o Sr.Buraco, ou melhor o Sr.Tapa Buraco.
    Coitado do Serra, para mim ele é melhor que o Aécio, mas eu admiro é a Dilma Roussef, com éla eu vou de olhos vendados.
    Como é competente, e melhor é mulher.

  2. 2
    Ester:

    Você é uma jornalista muito crédula. Você realmente acredita que todos eles estão cheios de boas intenções????
    Não sei se lhe parabenizo ou se choro.

  3. 3
    Carlos Messias:

    É isso ai Cristiana, em BH vivemos uma situação política e administrativa peculiar no Brasil. O Aécio e o Pimentel realmente souberam costurar, com maestria, um novo momento na histórica política do país. Esperamos que a administração do Márcio possa trazer os avanços sociais e de infra-estrutura que almejamos.

  4. 4
    Roberto Bittar:

    Carlos Lobitsky.

    Não sei onde você vive, deve ser em São Paulo.
    Não dou palpite nas coisas de seu estado, pois não conheço ai, a fundo para opinar, apesar de ir ai, a trabalho.
    A única coisa que sei do SERRA é que ele é bom em DIVIDIR, RACHAR, SERRAR.
    Opiniões bairristas sobre o Aécio, partem do pressuposto que os Mineiros são idiotas em política e acreditam em qualquer um.
    Aqui, temos história, memória.
    O PT governa BH há três períodos. O Patrus, foi eleito com 500 mil votos.
    O Aécio tem 90% de aceitação, Pimentel 60%, Lula 50%.
    Rendam-se o Aécio é bom mesmo, não é marketing, é verdade.
    Aliás a DILMA também é mineira. Apoie ela, mas não fique a achar defeitos em quem você não conhece.

  5. 5
    Marcus Vinicius F. Soares:

    Entendo que quando se tem competência para gerir, o trabalho correto transcende à política partidária, seja ela de qual coloração for.
    O caso de Belo Horizonte é o da competência do trabalho do prefeito Pimentel e do governador Aécio. Ambos são políticos, têm suas pretenções mas, antes disso, são trabalhadores e têm bons auxiliares.
    Nunca tinha ouvido falar do Marcio, candidato da prefeito, mas, se estiver disposto a trabalhar e não a praticar só política, deverá ter sucesso.
    Precisamos disso. Se todos trabalhamos, porque não os nosso dirigentes? Minas Gerais tem tradição de trabalho e honestidade. Esperemos que mantenha esta direção.
    M.V.F. Soares

  6. 6
    Carlos Xavier:

    Este pessoal paulistinha não aprende mesmo, vivem tentando descobrir defeitos em todos os mineiros que conseguem popularidade. Até hoje não reconheceram os nordestinos que fizeram o crescimento do estado deles. Quando São Paulo ainda era aquela fazenda, Juscelino implantou a fábrica de automóveis para que eles tivessem progresso. Parem de ler estas porcarias (veja, folha, globo), só assim serão alfabetizados politicamente. Temos o maior lider brasileiro no momento, Aécio Neves, não adianta espernear, babar, um brasileiro inteligente nunca vai votar em um vampiro para presidente, suspeito de mil e umas pilantragens em todos os cargos públicos por onde passou, fez parte (ainda faz) do grupo do fhc-usa, o farsante, o bossal que arruinou o pais seguidamente num governo de paulistinhas, considerados a nata de são paulo. Esta provado que o pessoal paulistinha tem nível baixo, são falastrões e acham que os mineiros que são discretos são bobos, fica esperto POIQUERA, o maior vulto da história de são paulo é o PELÉ, depois o TELÊ, KKKKKKKKK. O Brasil quer qualidade para ser um dos melhores lugares do mundo para se viver, e nada melhor que um lider nato, inteligente, modermo, preparado, sem rabo preso, jovem, reconhecido no mundo todo e cuja gestão de governo esta sendo exportada para vários estados e países mundo através do Banco Mundial (BIRD), chupa paulistinha.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade