Um duelo sem fim
Em Aracaju, o presidente Lula disse que o Judiciário deveria “meter o nariz apenas nas coisas dele” e fez referência ao que chamou de recomendação de um ministro à oposição para recorresse contra programas sociais do governo que o Judiciário iria analisar. Marcou Aurélio Mello, vestiu a carapuça e fez ironia:
– Atribuo o azedume a um arroubo de retórico, já que o presidente estava no ambiente dele, da política – disse.
Não é de hoje a irritação do Executivo com declarações de Marco Aurélio Mello. Ele tem afirmado que o governo não poderia ampliar programas sociais neste ano de eleições. O presidente Lula, sem citar nomes, disse que um representante do Judiciário, se quiser dar palpites na política de governo, que dispute um mandato. Marco Aurélio também responde dizendo que não pretende disputar uma vaga no Legislativo como também imagina que o presidente Lula não queira uma no Judiciário.
– Sou um homem realizado. Quando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral fala é no sentido de alertar para a necessária observância da legislação e para que não haja supresas – disse.
Marco Aurélio diz, ainda, que não quer polemizar com o presidente: “não vamos incendiar o país”, afirmou.
3 março, 2008 as 11:02 am
Este Marco Aurélio não deve estar discutindo com o Presidente, eu gostaria de saber quem coloca estes caras lá. Esse Juiz é arrogante e falador, ele deve ficar calado. O poder dele não emana do povo.
2 março, 2008 as 5:02 pm
Queridos,
Muito me surpreende que o portal G1 não faz nenhum comentário sobre a intromissão do Ministro M. Aurélio Mello em temas do executivo. Antecipar julgamento me parece pouco condizente com a ação de um membro do STF. E menos ainda fazer declarações a favor ou contra a política do poder executivo.
O Pres. Lula tem razão: `cada macaco no seu galho` é uma boa fórmula para o equilíbrio democrático.
2 março, 2008 as 3:01 pm
Quanta arrogância desse Sr. Marco Aurélio Mello de achar que pode incendiar o país. Se ele possui informações que possam incendiar o país é sua obrigação denunciar. Pois, como juíz do STF não pode se omitir. Agora, o que é mais provável, é que ele está blefando e fazendo ameaças vazias. Na verdade, o que ele gostaria é o país ficasse lhe rendendo homenagens sem, contudo, se dar conta que suas funções são públicas e seu labor é pago com dinheiro público.
1 março, 2008 as 7:00 pm
Mello vc é um recalcado.Lula tem toda razão.
1 março, 2008 as 12:53 pm
Demorou para o Lula enfrentar esse Ministro.
O soltador de Cacciola tem que entender que seu candidato Alckmin foi derrotado. Se não se conforma com o resultado, candidata-se, ganhe as eleições e implante o seu plano de governo. Simples assim.
1 março, 2008 as 11:12 am
Olha Cristiana,
O ministro marco aurelio está corretíssimo. O que quer o presidente lula? Quer proibir o ministro de se manifestar? De exercer o seu direito individual ao livremente se expressar? Quer dizer que por ser um ministro do poder judiciário, o sr. marco aurélio não pode emitir uma opinião? É verdade… o apedeuta é mesmo um democrata!
O fato é que fica cada vez mais evidente que o presidente lula tem uma vontade danada de governar sem dar satisfação a quem quer que seja. O apedeuta tem adoração pelo governo do EU sózinho. Mas o presidente do TSE, com muita sutileza, mostrou como funciona a coisa no âmbito legal ao levemente considerar o lançamento do programa federal territórios da cidadania um despropósito em ano eleiroal, uma vez que cabe ao judiciário o exame disso.
E o ministro não poderia ter sido mais feliz, quando em resposta às declarações de lula, disse ter estranhado a “acidez” das colocações do presidente. “Eu relevo porque o presidente estava num ambiente político. Mas eu, marco
aurélio mello, como ministro, não atuo em ambiente político”, afirmou ao descartar qualquer pretensão de disputar cargos eleitorais nos próximos anos.
“Da minha parte, não almejo nenhum cargo político, como penso que ele também não almeja cadeira no Judiciário. O presidente não precisa se preocupar”, ironizou.
Fazer o que, né?
- Tomou, papudo!!!
Gde Abç, Cris
1 março, 2008 as 9:41 am
Cristiana, bom dia,
Pasmem os brasileiros,vejam e prestem atenção nao aos nomes indicados mas aos nomes de quem os indica,de cara ,sendo um presidente sério, pode rejeitar no escuro que acertará em cheio,na mosca!Triste Brasil, nas maos dos mesmos,do PMDB,partido que mais tem produzido figuras que não toleram trabalhar mais adoram enricar.
1 março, 2008 as 7:39 am
Eu também acho que os Juizes deveriam se preocupar mais com os processos que estão parados a anos nos armários deles !
1 março, 2008 as 4:16 am
como cidadão brasileiro, gostaria de saber se foi o ministro marco aurelio mello, quem deu o habeas corpus ao ex-banqueiro salvatore cachiolla e porque o fêz já que esse cidadão italiano provocou enorme rombo financeiro a nossa população e hoje, segundo leio, está a prestar contas com a justiça brasileira e preso em outro pais a espera da deportação para cá.
se possivel me responder, ficaria muito contente.
1 março, 2008 as 3:05 am
Quer dizer que as declarações do ministro é apenas para evitar surpresas.
Então ministro aconselho a atravessar a rua com cuidado…
29 fevereiro, 2008 as 11:27 pm
Gostei de seus comentários na Globo News. Presidente da República,de fato,não é para ficar palpitando pra lá pra cá como se fosse cara de botequim.Se quiser palpitar saia do cargo…que deve ter uma liturgia.
Parabéns.
Lula xingar o Congresso ontem e xingou o STF hoje:isso não é correto.
Por pior que seja o Congresso,ele é o pilar da democracia e o lulla querer impor a sua vontade ao Congresso não está correto,como também não está o seu menoscabo ao Poder Judiciário….Isso atenta contra o art.84,II,da Constituição Nacional.
Infelizmente, e ,isso não é agora com o lulla,todo o presidente do Brasil quer agir como se fosse um Príncipe,um Orleans e Bragança(de tanto ver os presidentes de uns tempos para cá,lamento a queda da Monarquia).
Por outro lado,os augustos Ministros,da Corte Suprema não poderiam palpitar sobre os assuntos em destaque,uma vez que podem julgar mais tarde…
29 fevereiro, 2008 as 10:52 pm
NA HISTORIA DA REPUBLIQUETA BRASILIS. NEM MAIS 500 ANOS FARÃO DESTE PAIS ALGO PARECIDO COM DESENVOLVIDO. MUITO MENOS CULTO OU CIVILIZADO.
DEMOCRACIA SÓ ACONTECE EM PAÍSES COM NIVEL CULTURAL. POR TANTO ESTE NÃO É O CASO DESTE PAÍS. UM DEMAGOGO “171″ SER ELEITO POR ESTES MILHÕES DE IMBECIS PRESIDENTE. É COMO DIZER, NÃO PRECISA MAIS ESTUDAR PARA SER ALGUEM E SÓ SER SINDICALISTA, DEMAGOGO, PINGUÇO E VAGABUNDO. ENQUANTO HOUVER MILHÕES sem cultura SEMPRE OCORRE A POSSIBILIDADE DE ACIDENTES POLITICOS. VERGONHA É POUCO. ESTE PAIS NUNCA TERÁ SOLUÇÃO. SERÁ ETERNAMENTE DOMINADA POR CRIMINOSOS. POIS ATÉ ONDE CONHEÇO, LADRÃO ROUBA HONESTAMENTE, NÃO SE VESTE DE POLITICOOOOO!
29 fevereiro, 2008 as 10:49 pm
Este representante do Judiciário é um falastrão. Alias não foi ele quem concedeu o Habeas-Corpus para o Cacciola ?
É melhor ele e os outros Ministros do STF pararem de ficar concedendo Habeas-Corpus a qualquer preço para os banqueiros, os grandes empresários que sonegam impostos, os filhos dos ricos que praticam os mais vários délitos, a impedir que o Governo Federal favoreça a classe mais pobre do nosso País.
29 fevereiro, 2008 as 10:13 pm
Mostesquieu, inspirado na física de sua época – newtoniana -considerava que o equilíbrio dos poderes somente poderia ocorrer se eles se opusessem com forças iguais. O presidente fez o que já deveria ter feito há muito tempo – mostrou ao ministro (sic) o seu lugar. Os poderes têm funções a cumprir: executivo faz/reaoliza/executa, portanto; o legislativo elabora leis e judiciário julga segundo essas últimas. Assim é que funciona. Alguém deveria dizer isso ao sábio (sic) ministro que foi indicado pelo nosso ético e honesto ex-presidente Collor de Melo, do qual ele seja até parente.
29 fevereiro, 2008 as 9:45 pm
Tinha que ser êle, o papagaio de pirata, a dizer estas asneiras que o Lula fez muito bem em rebater. Todo mundo sabe que êle é uma peça importante que a oposição tem, de ganhar no tapetão. Ele fica dando a senha para que essa oposição, sem bandeira e sem proposta, procure o judiciário. Como bem disse o Lula, se êle quer fazer política, que renuncie e entre para o PFL.
29 fevereiro, 2008 as 9:36 pm
ESTA NA HORA DE ALGUÉM DAR UM CHEGA PARA LÁ NO PRESIDENTE LULA ELE ACHA QUE PODE PALPITAR EM TODAS AS ÁREAS QUE BEM ENTENDER,ESTE É UM GRANDE PROBLEMA PARA O PAIS TER A FRENTE UMA PESSOA TÃO DESPREPARADA PARA O PODER…
29 fevereiro, 2008 as 9:27 pm
Acho que devem “meter o nariz” onde bem entenderem. Os poderes, apesar de autônomos, têm um compromisso com o povo, e fiscalizar é uma forma de abrir a mente do povo alienado.
29 fevereiro, 2008 as 7:14 pm
que bom que este juiz pense nas pessoas pobres, nos brasileiros temos vistos ao longo dos anos, quanto os ministros tem tirado do seus pequenos miseros salarios para ajudar os pobres brigadoo . e necessario 25 pessoas igual a eu para ganhar este misero salario do ministro
29 fevereiro, 2008 as 7:12 pm
Se Lula tivesse estudado mais uns 5 ou 6 anos estaria livre desse sarro que a oposição e o judiciario não cansam de tirar. A gente nunca sabe o futuro..esse ciume é cansativo
29 fevereiro, 2008 as 7:06 pm
O Min. Maurco Aurélio fala demais. Seria de bom alvitre, data maxima venia, que o Ministro se abstivesse de comentários demagógicos, procurasse entender sua posição de julgador, e externasse suas convicções em sentenças.
Ficar dando entrevistas para alimentar a mídia que qeur criar uma crise a cada hora que passa, é irracional e incabível a um ministro da Excelsa Corte e que preside o TSE.
Lula tem absoluta razão! O pobre não pode deixar de ser assistido pelo poder estatal apenas por estar em ano eleitoral. O Presidente não pode ficar impedido de governar durante dois anos de seu mandato, pois foi eleito para governar quatro.
Será que o que o Min. Marco Aurélio pretende, junto com a oposição, é a instalação de um governo que não faça nada pelo país, a exemplo daquele que antecedeu Lula.
Desculpem, esta é minha primeira manifestação, exatamente por entender que o Min. Marco Aurélio, a oposição e a mídia, estão indo além da racionalidade.
Carlos