Lançamento de ‘Segredos do Conclave’ em Brasília

sáb, 31/08/13
por Gerson Camarotti |

Será uma honra a presença de todos os leitores do Blog no lançamento do livro “Segredos do Conclave”, nesta terça-feira (03/09), na Livraria Cultura, do Casa Park, em Brasília. Segue o convite:

Dilma diz para Evo que no Brasil não existe solução fora da lei

sex, 30/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Diplomacia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, falou grosso com os jornalistas  ao afirmar que o senador Roger Pinto Molina não é um “perseguido político”, mas um “delinquente” que tem processos pendentes na Bolívia.  Mas segundo relatos, ele saiu quietinho do encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Suriname. Durante uma reunião de uma hora, Dilma disse que não existe ”saída” no Brasil fora da lei. E que se a Bolívia realmente quiser a extradição do senador boliviano, terá que mostrar ao Supremo Tribunal Federal às provas de que ele é um criminoso comum, e não um perseguido político.

Publicado às 21h34

Veja também comentário no J10:

‘Um preso vai ter que ser chamado de Excelência’, lamenta Cristovam

sex, 30/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Câmara

Depois que a Câmara preservou o mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso há dois meses por desvio de dinheiro público e formação de quadrilha, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse ao Blog que recebeu a notícia com tristeza. “Ele será um preso que terá que ser chamado de Excelência. Os colegas de cadeia terão que chamá-lo de Excelência. Isso é uma desmoralização muito grande para todos nós”, lamentou Cristovam. “A ficha não caiu para os parlamentares”, advertiu.

Veja o que disse o senador:

Publicado às 17h13

Em jantar, Campos e Aécio montam estratégia de convergências

sex, 30/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Eleições 2014

Em um jantar que terminou altas horas da noite desta quinta-feira, no Recife, o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, e o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, montaram uma estratégia comum para consolidar suas pré-candidaturas à presidência da República em 2014.

Apesar de ainda não admitirem oficialmente que estarão na disputa, os dois discutiram temas de consenso.

Entre os pontos comuns estão a decisão de combater a reforma eleitoral proposta pelo PMDB no Senado, que impõe limites à campanha eleitoral e diminui o tempo de propaganda na TV. Os dois avaliaram que a mudança só favoreceria quem já está no poder e que, no caso de Campos e Aécio, por ainda serem desconhecidos do eleitorado, a nova regra limitaria muito seus objetivos de ganhar visibilidade.

Outro ponto abordado foi que Aécio e Campos demonstraram sintonia em alguns temas recentes, como por exemplo a defesa do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que montou a estratégia de fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil. Bem diferente de Dilma, que demonstrou forte irritação com a atitude do diplomata.

Os dois também reagiram em relação ao resultado da votação da Câmara dos Deputados em sessão que não cassou o mandato do deputado-presidiário Natan Donadon.

No jantar de convergência, os dois políticos ainda selaram o compromisso de não deixar que a campanha eleitoral do próximo ano desestabilize o rumo
da economia brasileira. Aécio e Campos compartilham ideias como o controle fiscal e o combate à inflação. Os dois também demonstraram preocupação com a condução da política econômica do governo Dilma.

No jantar, também foi realçado a parceria do  PSDB e o PSB. Os dois partidos já têm palanques em comum em vários estados. Sobre divergências, nada foi discutido.

A primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos, grávida de três meses, disse durante o evento que o filho que ela espera se chamará Miguel, em homenagem ao ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

Publicado às 11h39.

Tiro pela culatra

sex, 30/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Câmara

A utilização do caso do deputado-presidiário Natan Donadon para ensaiar a receptividade no plenário da Câmara do processo de cassação de deputados condenados no mensalão foi um tiro no pé, segundo integrantes do próprio PT, PR e PMDB.

Isso porque houve grande repercussão negativa a decisão da Câmara de não cassar o mandato de Donadon. Deputados ouvidos pelo Blog reconhecem que esse episódio deve forçar um endurecimento das regras no Congresso, inclusive com voto aberto para cassações e com a PEC que estabelece perda de mandato automática para condenados em última instância.

Veja bastidores no Jornal das Dez, da GloboNews:

Publicado às 10h29.

Ordem no Planalto é ‘baixar poeira’ em relação a episódio de boliviano

qua, 28/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Diplomacia

O Palácio do Planalto tenta dar por encerrado o episódio da fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina após a troca de ministros no Itamaraty.

Para interlocutores da presidente Dilma Rousseff, é natural o “jogo de cena” do governo boliviano e que o presidente Evo Morales peça o retorno do senador à Bolívia.

Nas palavras de uma fonte do governo brasileiro ao Blog, o próprio Evo chegou a propor três vezes a solução de fuga do senador boliviano e, em todas as ocasiões, ela negou e solicitou o salvo-conduto.

Depois dos discursos desta quarta, no Itamaraty, durante a cerimônia de posse do novo ministro, a ordem é “baixar a poeira” e não fazer estardalhaço. Continuará o processo que apura a conduta do diplomata Eduardo Saboia, que não deve receber uma sanção extrema, mas uma advertência; o ex-chanceler Antonio Patriota ficou bem resolvido com o cargo na ONU; e o senador boliviano deve permanecer no Brasil, desde que calado. Como antecipou o Blog, ele foi alertado para não fazer novas declarações políticas porque isso poderá prejudicar sua estada no país.

Publicado às 15h08

Saboia enviou mensagem para Patriota sobre operação

ter, 27/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Diplomacia

O diplomata Eduardo Saboia, encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em La Paz, teria enviado uma mensagem para o ex-ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota um dia antes da operação deflagrada para trazer ao país o senador boliviano Roger Pinto Molina.

Informação do editor de economia do J10, da GloboNews, João Borges, revela que na quinta-feira, 22 de agosto, Saboia  teria mandado um comunicado a Patriota em que dizia que diante da piora do quadro do senador Molina, não restava a ele, como responsável pela embaixada, outra alternativa a não ser a remoção do parlamentar para local seguro com objetivo de tratar da saúde.

Saboia teria citado, inclusive, já ter os meios de transporte adequados para fazer a remoção em segurança. Ao final da mensagem, o diplomata teria enfatizado que o presidente da Bolívia, Evo Morales, certamente compreenderia a operação, pois, tendo sido vítima recentemente de uma tentativa de vistoria do avião presidencial em países da Europa, quando retornava de uma viagem a Moscou, tornou-se um ardoroso defensor da imunidade e da inviolabilidade das instalações e meios de transportes dos diplomatas.

Publicado às 22h51

Demissão de Patriota é ‘problema interno’ do Brasil, diz embaixador

ter, 27/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Diplomacia

O embaixador boliviano no Brasil, Jerjes Talavera, afirmou ao Blog que a demissão do ministro Antonio Patriota é um “problema interno do Estado brasileiro” e disse esperar explicações do governo sobre o caso da fuga da Bolívia, em um carro oficial brasileiro, do senador Roger Pinto Molina. Veja no vídeo abaixo.

Publicado às 22h05

Após demissão de Patriota, boliviano é aconselhado a não ir ao Senado

ter, 27/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Diplomacia

Além de Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o senador petista Jorge Viana (AC) também aconselhou o senador boliviano Roger Pinto, que chegou ao Brasil  no sábado, a não participar de entrevista na Comissão Relações Exteriores do Senado nesta terça (27).

Segundo interlocutores, o principal motivo do cancelamento foi a demissão de Antônio Patriota, ex-ministro das Relações Exteriores.

Em conversas a interlocutores do Senado, Pinto foi aconselhado a tentar esfriar o ambiente, isso porque um acirramento político neste momento poderia se voltar contra ele que teria como principal objetivo ficar no Brasil.

Publicada às 14h22

A estratégia de Marina Silva para validar novo partido

ter, 27/08/13
por Gerson Camarotti |
categoria Eleições 2014

Veja bastidores no Jornal das Dez, da GloboNews:

Publicado às 10h48.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade