Charge do Chico: Dilma Rousseff se apresenta ao Papa Francisco
Vale conferir a charge de Chico Caruso no Jornal da Globo:
Vale conferir a charge de Chico Caruso no Jornal da Globo:
Veja os bastidores no Jornal das Dez:
Publicado às 00h13
Vale conferir a charge do Chico Caruso no Jornal da Globo:
No Programa do Jô, os bastidores do conclave do Papa Francisco, a renúncia de Bento XVI, história dos papas, além de sucessão presidencial e mensalão. Veja entrevista:
Publicado às 11h54
Apesar do desconforto com as articulações políticas do governador Eduardo Campos para consolidar o projeto nacional em 2014, a presidente Dilma Rousseff não deve fazer nenhum movimento para excluir o PSB da base aliada. “Não vamos dar nenhum pretexto ao Eduardo Campos. Se ele quiser, que arrume um pretexto e saia do governo”, disse um interlocutor da presidente Dilma.
Em outras palavras, Dilma não pretende demitir o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e nem retaliar o estado de Pernambuco com o corte de recursos federais. Alguns petistas defendiam a demissão do ministro Fernando Bezerra, afilhado político de Campos.
Mas para o Palácio do Planalto, esse movimento legitimaria uma candidatura presidencial do governador pernambucano. “Ele sairia da base aliada como vítima”, observou parlamentar petista. “Se Campos quiser disputar 2014, terá que explicar porque ficou tanto tempo no governo Dilma.”
Uma coisa é certa: Dilma não esconde mais sua desconfiança de Eduardo Campos. Em janeiro, quando recebeu o governador no Palácio do Planalto, a presidente disse que seria candidata à reeleição. Mas Campos não assumiu o compromisso de apoiá-la.
Publicada às 7h35
Veja os bastidores no Jornal das Dez:
Publicado às 00h34
Com a vaga aberta na Academia Brasileira de Letras com o falecimento do jornalista João de Scantimburgo, que ocupava a cadeira de número 36, o senador e imortal José Sarney (PMDB-MA) passou a defender a eleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a vaga. Sarney chegou a pedir apoio para o imortal Arnaldo Niskier. Fernando Henrique já contaria com o apoio de outros imortais influentes, inclusive Marcos Vilaça e Celso Lafer.
Publicado às 21h35
Além da pressão externa, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) começou a enfrentar dificuldades dentro da própria Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH). Sem conseguir presidir as sessões, Feliciano já tem sérios problemas internos à sua gestão.
De acordo com fontes que trabalham há mais de 10 anos na Comissão, pelo menos cinco funcionários efetivos pediram para ser realocados em outros setores da Câmara depois que Feliciano assumiu a presidência. O esvaziamento atinge inclusive os principais cargos da CDH.
Nesta segunda (25), o Blog conversou com quatro funcionários que pediram para sair da Comissão. Três deles confirmaram que a chegada de Marco Feliciano foi o motivo do pedido de afastamento. Uma pessoa não quis conversar sobre o assunto. Agora, esses funcionários trabalham em outras comissões da Casa ou em lideranças de partidos.
Segundo essas mesmas fontes, outros funcionários ainda devem formalizar a saída da Comissão.
Publicado às 19h32
De forma reservada, já começaram as tratativas diplomáticas para que o Papa Francisco faça uma visita de Estado na passagem pelo Brasil, em julho. Além de participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e da visita ao Santuário de Aparecida, haverá uma agenda oficial com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. O convite foi feito pela própria Dilma durante encontro privado com o Papa Francisco, na semana passada. O Palácio do Planalto já dá como certa a visita de Estado do novo Papa ao Brasil. No núcleo palaciano, a avaliação foi muito positiva do encontro entre a presidente e Francisco, no Vaticano.
Publicado às 17h22
Veja os bastidores no Jornal das Dez:
Publicada às 8h28