A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, avalia que a confirmação da vitória do pedetista Gustavo Fruet, em Curitiba, deve consolidar um novo grupo político no Paraná. Entre os partidos que integram essa aliança estão o PT e o PDT. Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra Fruet com 60% das intenções de voto (considerados os votos válidos, que excluem brancos e nulos) e Ratinho Junior, do PSC, com 40%.
“Uma vitória do Gustavo Fruet fortalece um campo político no Paraná que começou a ser formado nas eleições de 2010. O que se viu é que, do primeiro para o segundo turno, o quadro virou totalmente em Curitiba” disse Gleisi, em conversa com o Blog.
A ministra palaciana é apontada pelos próprios petistas como o principal nome do partido para disputar o governo do Paraná em 2014. Inicialmente, o palanque com Fruet foi visto como uma estratégia ousada de Gleisi e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. E chegou a ser questionado por integrantes do próprio PT.
Ainda no primeiro turno, a candidatura de Fruet foi alvo de ataques dos adversários. Principalmente pelo fato de ele ter sido um dos principais integrantes da CPI dos Correios, que apurou o escândalo do mensalão, em 2005. Filiado ao PSDB até recentemente, ele foi questionado sobre a contradição da aliança pouco tempo depois com o PT.
“Houve uma forte campanha de desconstrução do Fruet. Foi então que a nossa campanha se reorganizou e fez uma contra-ofensiva. A dúvida era se haveria tempo para fazer essa virada. Mas quando isso aconteceu, o quadro ficou muito favorável”, revelou Gleisi.
Na etapa inicial da campanha, Fruet era o terceiro colocado nas pesquisas, mas foi o segundo mais votado no primeiro turno. O pedetista ultrapassou na reta final o prefeito Luciano Ducci, do PSB, que tinha o apoio do governador Beto Richa (PSDB-PR).
Agora, no segundo turno, a estratégia da campanha de Fruet foi a de destacar sua experiência, em relação a Ratinho Junior, que tem 31 anos.
“Curitiba é uma cidade mais conservadora, que valoriza a experiência. Por isso, destacamos mais a trajetória de Gustavo Fruet”, ressaltou Gleisi Hoffmann.
Publicado às 17h30