Por Izabella Lima*, g1 PI


Edvaldo Marques — Foto: Reprodução/Tv Clube

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Teresina, Edvaldo Marques, pediu exoneração do cargo na última sexta-feira (20). Ele justificou a decisão pela falta de pagamento de uma parcela de R$ 1,25 milhão referente a um acordo judicial firmado entre a Prefeitura e os consórcios responsáveis pelo transporte público. O pedido de saída acontece a 11 dias do fim da gestão do prefeito Dr. Pessoa (PRD).

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Teresina, que informou que irá se pronunciar sobre o caso em breve.

No documento enviado ao prefeito, Edvaldo Marques explicou que sua decisão foi motivada pelo não pagamento da quarta parcela, no valor de R$ 1.250.000,00, referente ao acordo extrajudicial firmado entre a Prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut). O pagamento, vencido em 14 de agosto de 2024, deveria quitar parte dos valores definidos no processo judicial que tramita na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

O superintendente afirmou que o pagamento foi autorizado pelo prefeito no dia 17 de dezembro, mesmo dia da exoneração do ex-secretário de Finanças, Danilo Bezerra. A nova titular da Secretaria de Finanças do município, Mônica Gardênia Brito Galvão, não tomou as providências necessárias.

Ele destacou que havia se comprometido com os consórcios responsáveis pelo transporte público para regularizar o pagamento até 19 de dezembro.

"Importante frisar que minha palavra sobre esse pagamento foi dada aos CONSÓCIOS, para pagamento até 19 de dezembro de 2024. Como não posso honrar a palavra assegurada, tomei esta decisão em nome da minha história como gestor público", consta no documento.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

Ainda não há confirmação sobre quem assumirá a STRANS nos últimos dias da gestão municipal. De acordo com o coronel, ele só deve se manifestar após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Próxima gestão

Segundo Carlos Daniel, o objetivo do início da gestão é procurar soluções para aumentar a oferta dos ônibus pela capital.

"Nós vamos ver o que pode ser feito. Vamos trabalhar para atingir a população toda. É um processo gradual, para que seja recuperado na cidade toda", comentou o engenheiro.

Além disso, o prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou uma série de medidas para melhorar a mobilidade urbana na capital. Entre as ações estão a liberação de faixas exclusivas para motos e táxis, instalação de câmeras inteligentes, revitalização de paradas de ônibus e alterações na sinalização semafórica.

Estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!