Por Eric Souza, g1 PI


Princípio de incêndio atinge canteiro de obras do Porto Piauí; 2ª ocorrência em 2 dias — Foto: Divulgação/CBMEPI

Um princípio de incêndio atingiu 21 contêineres no canteiro de obras do Porto Piauí, em Luís Correia, na noite de sábado (14). O mesmo local registrou outro incêndio dois dias antes, na última quinta-feira (12). O Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) foi novamente acionado e controlou as chamas. Mais uma vez, ninguém ficou ferido.

Segundo o CBMEPI, as altas temperaturas das estruturas de aço dos contêineres reacenderam as chamas do incêndio anterior, alimentadas pelos restos de materiais de construção armazenados no depósito.

O fogo ressurgiu nos mesmos contêineres atingidos no primeiro incêndio, onde havia materiais de fácil combustão – móveis, tintas, solventes, papelão, plásticos e PVC –, que contribuíram para a rápida propagação das chamas.

Para combater o princípio de incêndio nos contêineres, uma equipe de 15 bombeiros do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Parnaíba utilizou um caminhão de combate a incêndios e caminhões-pipa disponibilizados pelo Porto Piauí.

O combate ao fogo foi concluído cerca de duas horas e meia depois, e uma nova vistoria foi feita pelo CBMEPI na manhã de domingo (15). O local ficará isolado para perícia e monitoramento até a próxima semana.

Incêndio anterior

Incêndio atinge canteiro de obras do Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí

Incêndio atinge canteiro de obras do Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí

O primeiro incêndio, ocorrido na manhã da última quinta, atingiu o mesmo depósito no canteiro de obras do Porto Piauí. Os moradores da região relataram que ouviram uma explosão, e logo em seguida houve muita fumaça no local. O fogo também foi controlado e não houve feridos.

Em nota, a administração do Porto Piauí afirmou que apenas materiais de construção utilizados nas obras foram atingidos pelas chamas e a parte administrativa não foi afetada (leia a nota completa ao fim da reportagem).

A administração informou ainda que a suspeita é de que fagulhas de solda tenham atingido materiais inflamáveis e iniciado o incêndio. Os bombeiros informaram que não foi possível determinar a origem fogo, o que será identificado apenas após perícia (veja a nota ao fim da reportagem).

O cronograma de obras do porto não será comprometido, e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) vai investigar como o fogo começou.

Incêndio atinge canteiro de obras do Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí — Foto: Divulgação/Porto Piauí

Primeiro porto do Piauí

O local completou um ano de inauguração na última sexta-feira (13), no dia seguinte ao incêndio. Mais de 50 anos depois da idealização da infraestrutura, o Piauí ganhou o primeiro porto em Luís Correia, no litoral do estado.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) à época da inauguração, o porto promete dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí em até 10 anos.

LEIA TAMBÉM:

Com a inauguração da primeira etapa – o terminal pesqueiro –, o porto recebeu três navios da Marinha do Brasil e uma autorização para o funcionamento do local, assinada pelo Ministério dos Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Porto de Luís Correia deve duplicar o PIB do estado, diz governo do Piauí — Foto: TV Clube

Confira a nota do Porto Piauí:

A Porto Piauí informa que ocorreu um incêndio no canteiro de obras do Porto de Luís Correia na manhã desta quinta-feira (12), na parte dos conteiners que funcionam como depósito. O fogo atingiu apenas materiais de construção utilizados nas obras do Porto. Ninguém foi atingindo nem a parte administrativa foi afetada.

A Porto Piauí assegura que o incidente não compromete o cronograma da obra do Porto. O incêndio começou às 7h50 e o Corpo de Bombeiros foi comunicado às 7h55, chegando ao local 15 minutos depois para proceder ao combate e controle do fogo. A Secretaria de Segurança Pública está adotando as medidas necessárias para apurar como o fogo se iniciou e apontar eventuais responsabilidades.

Confira a nota do Corpo de Bombeiros:

No início da manhã desta quinta-feira (12), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, foi acionado para combater um incêndio que atingiu um canteiro de obras da companhia Porto Piauí, autoridade portuária do Estado, localizada na cidade de Luís Correia.

De acordo com relatos de funcionários do local, o fogo foi visto inicialmente dentro de um contêiner que funciona como depósito, onde haviam materiais de construção de fácil combustão como móveis, tintas, solventes, papelão, plástico de embalagens, e materiais em PVC, o que explica o rápido alastre do fogo. A origem do incêndio, no entanto, só poderá esclarecida mediante o trabalho de perícia, caso seja solicitada pela gestão do local.

“Tivemos uma equipe de 15 militares mobilizados nesta ocorrência. Após cinco horas de combate, com apoio do nosso caminhão de combate à incêndio, e dos carros-pipas do Porto, abastecidos com água, os focos foram debelados dentro normalidade. Neste momento, estamos nos processos finais de resfriamento e rescaldo do local” garantiu o coronel Christian, comandante do 3º grupamento do CBMEPI.

Os danos observados, foram dos materiais de construção que se encontravam no local. De acordo com a assessoria de imprensa da autoridade portuária, o incidente não compromete o cronograma de obras do Porto Piauí.

O local deverá ser isolado como parte de um procedimento padrão e operacional do Corpo de Bombeiros Militar. O fogo já foi controlado e ninguém se feriu.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!