Por Lívia Ferreira, g1 PI


O que se sabe sobre advogado preso preventivamente suspeito de esfaquear policial civil no Piauí — Foto: Reprodução

'Um advogado de 33 anos foi preso em flagrante neste domingo (15) suspeito de golpear três vezes, no pescoço, um policial civil (PC) com uma faca no bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina. O agente de PC de 45 anos foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Veja o que se sabe sobre o caso.

O advogado teve a prisão convertida em preventiva na manhã deste domingo (15). Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI), o policial foi esfaqueado, na noite de sábado (14), quando tentava defender a esposa do suspeito, vítima de violência doméstica.

Em nota, a Polícia Civil do Piauí informou que o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apesar de o policial não ter falecido. O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) publicou uma nota em que manifesta solidariedade à família do policial e comunica que prestará todo o apoio possível neste momento (Leia as notas completas abaixo).

O preso foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina e a polícia investiga o caso.

O que se sabe

O policial civil do Piauí, Jorge Antônio Pereira Lopes de Araújo Filho, lotado no município de Canto do Buriti, a 406 km de Teresina, foi esfaqueado na noite de sábado (14) no bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina.

Segundo a esposa da vítima, ele tentou impedir que o advogado agredisse a esposa quando foi esfaqueado no pescoço e nas costas. O suspeito fugiu do local após o fato. A Polícia Civil foi acionada para prender o foragido e depois de diligências o abordou em uma carro na avenida dos Ipês, no bairro Recanto das Palmeiras, Zona Sul da capital.

O suspeito estava no veículo com uma mulher, que segundo o BO da prisão em flagrante, xingou os policiais e resistiu à prisão. Ela é advogada e assessora. O advogado, conforme o BO, também insultou os policiais.

Eles foram conduzido para a Central de Flagrantes e autuados. O advogado pelos crimes de tentativa de homicídio contra agente de segurança pública, desacato, abuso de poder e desobediência. Já a mulher, pelos crimes de desacato, abuso de poder e desobediência. A assessora pagou fiança de R$ 10 mil e foi solta.

O delegado Antônio Marques Filho, da central, pediu a conversão da prisão em flagrante do suspeito para preventiva. Alegando que para garantia de ordem pública ele deveria ficar preso pois é envolvido em um caso de homicídio ocorrido no ano de 2012.

Na manhã deste domingo (15), o juiz Francisco João Damasceno, da 1ª Vara Cível da Comarca de Teresina, aprovou a prisão preventiva.

Leia abaixo as notas da Polícia Civil e do Sinpolpi sobre o caso:

Nota da Polícia Civil do Piauí:

A Polícia Civil do Piauí do Piauí esclarece que o crime praticado contra o Agente de Polícia Civil esfaqueado na noite do último sábado será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, conforme determinação do Delegado Geral. A instituição também acompanha a evolução do quadro de saúde do policial.

Nota do Sinpolpi:

O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI) lamenta a tentativa de homicídio contra o policial civil Jorge Antônio Pereira Lopes de Araújo Filho, ocorrida na noite de sábado (14), no bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina. Ele foi atacado com três facadas no pescoço e no ombro ao impedir que uma mulher fosse agredida.

Jorge Antônio foi socorrido e levado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde passou por cirurgia e segue internado. O SINPOLPI manifesta solidariedade à família do policial e comunica que prestará todo o apoio possível neste momento.

O suspeito da agressão, o advogado George Moreira Tajra Melo, foi preso em flagrante. O sindicato informa que acompanhará o caso para garantir que seja feita justiça pelo injusto ataque ao policial.

O SINPOLPI também parabeniza os policiais civis envolvidos nessa diligência, que, de forma vocacionada, mesmo durante o seu descanso, conseguiram realizar a prisão em flagrante, mostrando mais uma vez o empenho dos agentes e escrivães da Polícia Civil do Piauí em garantir uma resposta à sociedade frente aos crimes cometidos no estado.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!