Adolescente suspeito de envolvimento em sequência de mortes é assassinado pela polícia na Zona Norte de Teresina — Foto: Pedro Lima / g1
João Vitor Damasceno Ribeiro dos Santos, de 17 anos, foi morto na tarde desta quinta-feira (14) durante uma abordagem policial no bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina. Segundo o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), o adolescente reagiu a abordagem e foi baleado.
O jovem é suspeito de participar do assassinato do sargento José Audi Silva, de 57 anos, em julho de 2024. Também suspeito de envolvimento nas mortes na Santa Maria em outubro que deixou uma grávida, dois adolescentes e homem mortos. Além disso, segundo a PM, João Vitor teria participado do roubou a um carro dos Correios no início do mês de novembro.
Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas morreu no hospital. Um jovem de 18 anos que estava com ele no momento da prisão também foi preso.
2ª morte em menos de uma semana
Alvo de operação contra tráfico de drogas é morto — Foto: Divulgação/SSP-PI
O adolescente morto é o segundo assassinado pela polícia em menos de uma semana. Na sexta-feira (8), um homem natural do Acre, que estava em Teresina há dois meses, morreu baleado durante uma operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Conforme a Polícia Civil, ele reagiu a abordagem.
O acreano morto é suspeito de integrar a "disciplina" de uma facção criminosa, sendo responsável por punir rivais e membros que desobedecem às normas impostas pelo grupo.
Fuga do CEM
Centro de Internação de Provisória em Teresina — Foto: Ellyo Teixeira/G1
João Vitor estava apreendido desde o dia 2 de outubro de 2024, após uma série de assassinatos na Zona Norte de Teresina. Seu irmão, Israel de Assis Damasceno dos Santos, 18 anos, também foi preso suspeito de ser o mandante dos crimes.
No dia 28 de outubro, menos de um mês após ser apreendido, o adolescente fugiu do Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip) no bairro Livramento, Zona Sudeste de Teresina, no dia 28 de outubro de 2024. Segundo a polícia, ele aproveitou o final de uma atividade religiosa, realizada no interior da unidade, para escapar.
Desde então, ele estava foragido.
Assassinato do sargento da PM
Sargento da Polícia Militar é morto a tiros na Zona Norte de Teresina — Foto: Reprodução
Conforme o coronel Galvão, João Vitor era suspeito de pilotar a motocicleta usada no dia da morte do sargento José Audi. Ele foi morto com um tiro na nuca na madrugada do dia 8 de julho, na rua de sua residência no Parque Brasil III, Zona Norte. Ele deixou esposa e filhos.
Conforme a Polícia Civil, pertences do homem, como celular e documentos, não foram levados. O sargento havia deixado sua arma em casa, por isso ela não foi encontrada no local nem foi levada pelos bandidos.
Assalto a carro dos correios
Viatura do 13º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, na Zona Norte de Teresina — Foto: Pedro Lima/ g1 Piauí
João Vitor era suspeito também de roubou a um carro dos Correios na região da Santa Maria da Codipi, Zona Norte da capital, no dia 4 de novembro de 2024. Segundo a Polícia Militar, um grupo de três criminosos abordaram os trabalhadores da empresa, tiraram eles do veículo e fugiram em seguida.
O assalto aconteceu entre 14h e 15h, em uma rua do Parque Wall Ferraz. A van parou em uma casa para deixar uma encomenda, e os criminosos aproveitaram o momento para cometer o assalto.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X