Programa Mulheres Mil abre inscrições para cursos de capacitação para mulheres cis e trans nesta sexta (2) — Foto: Reprodução
O programa Mulheres Mil, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abriu, na sexta-feira (2), inscrições para os cursos de capacitação em Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Salgadeira, Horticultora Orgânico e Maquiadora, para mulheres cis e trans.
(Mulher cis é toda aquela que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento de acordo com a sua genitália. Mulher trans são aquelas que ao nascerem foram identificadas como homens, mas que não se identificam com esse gênero e passaram por transição).
Atualmente, o programa atende 691 mulheres em situação de vulnerabilidade, que vão desde mães de adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, mulheres trans, catadoras de material reciclável, artesãs, quebradeiras de coco, comunidade de surdas, mulheres indígenas e mulheres quilombolas em 14 municípios.
Em 2024, Mulheres Mil já atendeu 1.166, o projeto é executado pela Seduc, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Inscrições
As inscrições para novas turmas começaram na sexta-feira (2). O período de matrículas segue até o dia 14 de agosto e devem ser realizadas presencialmente pela própria candidata.
Ao todo, 235 vagas estão sendo ofertadas para os municípios de Jaicós, Simões, Campinas do Piauí, São João do Piauí, Várzea Branca, Piripiri e União para os cursos de Maquiadora e Horticultora Orgânica.
As interessadas deverão comparecer portando os seguintes documentos:
- Cópia de Carteira de Identidade (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência atualizado;
- Declaração de escolaridade.
Para incentivar a participação e permanência das alunas, o programa oferece uma bolsa no valor de R$ 480, dividida em duas parcelas: uma no início do curso e a segunda ao final, após a conclusão da carga horária de 160 horas, cerca de dois meses.
As inscrições para o Programa ocorrem nas próprias comunidades em que as mulheres estão inseridas. Equipes da Seduc realizam uma busca ativa junto às lideranças comunitárias, apresentam o projeto e fazem o chamamento para que estas mulheres participem.
Histórias que inspiram
Programa Mulheres Mil abre inscrições para cursos de capacitação para mulheres cis e trans nesta sexta (2) — Foto: Reprodução
No Centro de Referência Para Promoção da Cidadania LGBT “Raimundo Pereira”, Kyra é uma das 14 estudantes da professora de maquiagem Verônica Souza. Também inserida na comunidade LBTQIAPN+, a docente destacou a importância de iniciativas afirmativas, como o Mulheres Mil.
“Nós, o público 'T', da sigla LGBTQIAPN+, sabemos que para mulheres travestis e transsexuais as portas são fechadas a todo momento. Então, qualificá-las com possibilidades e outras perspectivas é de suma importância, seja nas áreas da beleza, como em todas as outras áreas” defendeu a professora.
Kyra, mulher trans, teve na maquiagem a primeira e principal ferramenta de autoafirmação. Desde então, essa paixão a acompanhou nos processos de descobertas.
“Antes da minha transição, eu já me montava, cantava, dançava e tudo isso era construído em volta da minha drag. Até que, junto a minha drag, que também era Kyra, eu me descobri a Kyra mesmo, essa mulher trans maravilhosa. Em tudo isso, a maquiagem foi sempre envolvida, desde a minha infância”, afirmou.
A possibilidade de transformar a paixão de infância em atuação profissional surgiu neste ano, quando foi convidada para integrar uma das turmas do Programa Mulheres Mil.
Programa Mulheres Mil abre inscrições para cursos de capacitação para mulheres cis e trans nesta sexta (2) — Foto: Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X