Por Sthefany Prado*, g1 PI


Laysa Lira, médica pediatra — Foto: Reprodução

O Painel de Monitoramento da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi atualizado na terça-feira (21) e confirmou que Teresina tem agora duas mortes por dengue confirmadas: Trata-se da médica pediatra Laysa Lira, que morreu na segunda-feira (20) e do filho caçula dela, uma criança de 5 anos, morreu vítima da doença em 7 de maio, 13 dias antes da mãe.

Sem diagnóstico de dengue, o filho mais velho de Laysa está internado, em observação. O adolescente foi encaminhado para um hospital em São Paulo.

Na noite de domingo (19), a médica teve uma parada cardíaca durante 15 minutos, mas foi reanimada pela equipe do hospital. Horas depois, já na manhã desta segunda, ela sofreu falência múltipla dos órgãos.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou a segunda morte pela doença. Confira abaixo:

"A Fundação Municipal de Saúde confirma o segundo óbito por Dengue em Teresina. A paciente é uma mulher residente na cidade.

O diagnóstico foi realizado por vínculo epidemiológico e teste positivo via LACEN-PI.

A diretoria de Vigilância em Saúde monitora e acompanha todos os casos suspeitos da doença em Teresina e reforça os cuidados com a prevenção."

Mortes por dengue no Piauí

Vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti — Foto: GETTY IMAGES via BBC

O Piauí já registrou 11 mortes por dengue em 2024. A maioria dos óbitos aconteceu em cidades do Sul do Piauí: quatro deles em Bom Jesus, no extremo Sul, dois em Teresina e outros quatro nas cidades de Manoel Emídio, João Costa, Baixa Grande do Ribeiro e Esperantina.

Doses de vacina

Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue, Qdenga — Foto: Divulgação/Sesapi

Para conter casos na região de maior incidência na região Sul do Piauí, o estado iniciou um remanejamento de vacinas contra a dengue para o Território Chapada das Mangabeiras. As doses do imunizante foram enviadas em 26 de abril.

Até a 19ª semana epidemiológica, o Piauí registrou 5.851 casos confirmados de dengue, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios com maior incidência de casos por 100 mil habitantes estão Bom Jesus, Antônio Almeida e Currais.

O Território Chapada das Mangabeiras receberá 6.561 doses, o que equivale a 30% das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

*Estagiária sob a supervisão de Andrê Nascimento

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!