Por Sthefany Prado*, g1 PI


Falta de água atinge moradores nas zonas urbana e rural de Marcolândia — Foto: Reprodução/TVClube

Mais de 90% da população de Marcolândia, município a 421 km de Teresina, é dependente do abastecimento de água por carro-pipa. A cidade de 8,5 mil habitantes tem o terceiro maior índice do país. Os dados são do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a prefeitura, o índice chega a quase 100%, devido às características geográficas da cidade.

Conforme o estudo, cerca de 102 mil piauienses, 3,12% da população, têm o carro-pipa como principal fonte de abastecimento de água, tendo assim o quinto maior indicador do Brasil. O Piauí perde para Pernambuco, com 8,1% dos moradores, Paraíba 6,6%, Alagoas 4,17% e Rio Grande do Norte, com 3,54%.

Entre os 10 municípios brasileiros com os maiores índices de moradores dependentes dessa fonte de abastecimento, Marcolândia ocupa o 3º lugar, com o percentual de 91,30% da população. Betânia do Piauí está no 6º lugar, com 85,17%. Caldeirão Grande do Piauí alcançou o 8º maior indicador do Brasil, com 76,81%.

Ao g1, o prefeito da cidade, Dr. Corinto Matos, contou que o abastecimento de água por carro-pipa é a maior despesa da prefeitura. O problema é permanente e já foi tema de reportagens há alguns anos, na TV Clube. Veja os vídeos abaixo:

Município de Marcolândia é um dos que mais sofre com os impactos da seca no Piauí

Município de Marcolândia é um dos que mais sofre com os impactos da seca no Piauí

Marcolândia depende de carros pipa para abastecimento de água

Marcolândia depende de carros pipa para abastecimento de água

"Não tem água aqui, nem encanamentos. Poucas pessoas têm poços e por isso a maior parte da população depende de carro-pipa. Essa é a maior despesa do município, porque são mais de 50 carros-pipa, 50 caixas d'água e 12 chafarizes. Além dos moradores de Marcolândia, disponibilizamos água para vilarejos de Araripina [cidade vizinha a Marcolândia], em Pernambuco, então o custo é alto", explicou o prefeito.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Serviço Social da Sedec, Fernando Rego, a cidade de Marcolândia está situada geograficamente em uma área que dificulta o abastecimento local de água.

"A região está situada no alto da serra, então a dificuldade de água potável é muito grande. Um poço artesanal para ser cavado lá são vários e vários metros, então é inviável até isso. Quando conseguem chegar na profundidade, a água não é água potável para o consumo humano, então, geograficamente, Marcolândia sempre dependeu da operação carro-pipa para a subsistência com relação à água potável", apontou.

Proporção da população de municípios do Piauí que tem como principal fonte de abastecimento de água o carro-pipa (%) - 2022 — Foto: IBGE

Abastecimento de água por carro-pipa no Piauí em 2022 — Foto: IBGE

Abastecimento por água da chuva

Ainda segundo o Censo 2022, cerca de 50.144 pessoas, o equivalente a 1,54% da população piauiense, dependia do armazenamento de água da chuva para a sobrevivência. Entre os estados do Brasil, o Piauí ocupa o sexto maior indicador, ficando atrás da Paraíba, com 4,32%, Alagoas, com 2,86%, Pernambuco, 2,27%, Bahia, 2,25%, e Amazonas, com 1,85%

No top 10 dos municípios que têm a água da chuva como principal fonte de armazenamento de água, dois deles são do Piauí: Bonfim do Piauí, com 58,75% da população, atingindo o quarto maior indicador do país; e São Braz do Piauí, com cerca de 52,98% da população, chegando ao sexto maior indicador do Brasil.

*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Siga o canal do g1 PI no
WhatsApp

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!