Por g1 PI


Cinco cidades localizadas no Sul do Piauí estão sem água nesta segunda-feira (25). De acordo com a Agência de Águas e dsgotos do Piauí (Agespisa), o fornecimento de água foi interrompido devido à falta de energia elétrica na estação de tratamento e no sistema de captação de água da concessionária.

Em nota, a Agespisa afirmou que acionou a Equatorial e que aguarda o restabelecimento da energia para retomar o abastecimento de água. Já a Equatorial Piauí esclareceu que, após vistoria, identificou que um defeito interno, e, portanto, de responsabilidade da Agespisa, foi o motivo da ocorrência nas instalações elétricas das adutoras que suprem o fornecimento de água. (Confira a nota na íntegra no fim da reportagem)

Problema recorrente

ua — Foto: Arquivo pessoal

Moradores de São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu e Bonfim do Piauí passaram mais de 20 dias sem água nas torneiras devido ao apagão que atingiu 26 estados brasileiros no dia 15 de agosto. Por conta do apagão, três equipamentos teriam sofrido curto-circuito: os motores de dois poços e um recalque, um equipamento usado para transferir água de um ponto para outro mais elevado.

A Justiça deu um prazo de dez dias, a contar do dia 5 de setembro, para a Agespisa retomar o abastamento de água.

Nota da Equatorial Piauí

Acerca da interrupção de energia elétrica que impactou o fornecimento de água em 5 municípios da região Sul do estado na noite desta segunda (25), a Equatorial Piauí esclarece que, após vistoria, identificou que um defeito interno, e, portanto, de responsabilidade do cliente Agespisa, foi o motivo da ocorrência nas instalações elétricas das adutoras que suprem o fornecimento de água em São Raimundo Nonato, Bonfim do Piauí, São Lourenço do Piauí, Várzea Branca e Coronel José Dias.

Os técnicos da Distribuidora foram acionados logo no início da noite e realizaram, de forma emergencial, a poda em árvores que já estavam cobrindo o transformador próprio da unidade, com a finalidade de evitar novas intercorrências, sendo o fornecimento restabelecido logo em seguida.

A distribuidora ressalta que a manutenção das árvores em propriedades particulares, é de responsabilidade do proprietário, e na via pública, da Prefeitura Municipal. Após a poda, o responsável deve manter a vegetação longe da rede elétrica, evitando possíveis acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Participe da comunidade do g1 Piauí no
Whatsapp e no Telegram


VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!