Perdeu o que foi destaque no Piauí na semana passada? O g1 traz um resumo das notícias que tiveram repercussão entre os dias 16 e 22 de julho.
Galo 'relaxa' em pia
Galo é flagrado 'relaxando' em pia de lavar roupas no Piauí e viraliza na internet
O vídeo de um galo deitado, de papo pra cima, "relaxando" numa pia de lavar roupa como se fosse uma banheira, viralizou nas redes sociais. O registro já acumulou mais de 8,2 milhões de visualizações, inclusive de fora do Brasil.
O g1 encontrou o tutor do Galynaldo, Erlerson Pablo. Segundo o rapaz, o galo foi criado, desde quando era um pintinho, por uma pata, a Quaquaquá. Por isso, aprendeu o comportamento de ficar na água com ela.
Jovem sequestrada e morta por facção
Criminosos invadem casa e sequestram jovem de 22 anos em Luís Correia, litoral do Piauí — Foto: Reprodução
No último domingo (16), a Polícia Civil do Piauí confirmou a morte de Ana Júlia Araújo, 22 anos. O corpo dela foi encontrado em avançado estado de decomposição em Cajueiro da Praia. A suspeita é que a jovem tenha sido sequestrada e assassinada por uma facção criminosa.
Segundo o superintendente de Operações Integradas e Avaliação de Riscos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), delegado Matheus Zanatta, Ana Júlia tinha um relacionamento amoroso com o integrante de uma facção e foi sequestrada por rivais do grupo criminoso. Um exame cadavérico feito no Instituto Médico Legal constatou que a jovem sofreu graves lesões na cabeça.
LEIA MAIS SOBRE O CASO
- Criminosos invadem casa e sequestram jovem de 22 anos em Luís Correia, litoral do Piauí
- Jovem raptada teria envolvimento com suspeito de integrar facção e rivais seriam autores do sequestro, diz delegado
- Corpo encontrado em avançado estado de decomposição é de jovem sequestrada por facção
- Jovem sequestrada por facção no PI sofreu graves lesões na cabeça, constata legista
Van cai em rio
Van cai em rio ao esperar por balsa para realizar travessia do Maranhão para o Piauí — Foto: Revista AZ
Uma van caiu no Rio Parnaíba ao tentar realizar uma travessia do estado do Maranhão para o Piauí. O caso aconteceu na segunda-feira (17). Os passageiros da van estavam em Brejo (MA) e iriam para Matias Olímpio (PI).
De acordo com populares, não havia ninguém dentro do veículo. A suspeita é que o motorista tenha esquecido de puxar o freio de mão, o que fez com que a van caísse no rio.
Coren-PI emite nota de repúdio após enfermeira ser baleada
Motorista e enfermeira do Samu de Teresina foram baleados ao atender vítima; médico teve que dirigir ambulância — Foto: Patrícia Andrade/G1
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) emitiu uma nota de repúdio após a enfermeira Laurimary Caminha, que é conselheira do órgão, ser baleada ao atender uma vítima de tiros em Teresina, na noite 15 de julho. Além dela, o motorista da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi ferido e o médico teve que dirigir o veículo até o hospital.
Profissionais da enfermagem também fizeram uma manifestação, na manhã de segunda-feira (16), em frente à sede do Samu na capital. Na mesma data, a Prefeitura Municial anunciou que a Guarda Municipal vai acompanhar atendimentos que julgarem necessário ter segurança. Uma viatura com três guardas ficará na sede com os plantonistas.
Operação Pessinus
Adolescente é apreendido suspeito de violência sexual e induzir meninas a automutilação
Na última sexta-feira (21), um adolescente de 13 anos foi apreendido suspeito de praticar violência sexual e induzir meninas a automutilação por meio do aplicativo Discord, no Piauí. A apreensão foi parte da Operação Pessinus, realizada pelo Ministério da Justiça, pela Polícia Civil do Estado do Piauí e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória nas cidades de Ilha Grande (PI); Biguaçu (SC); Lucas do Rio Verde (MT); e Macaé (RJ).
Segundo o diretor de inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, delegado Anchieta Nery, mais de 10 vítimas foram identificadas. O adolescente ameaçava sequestrar, estuprar e matar uma das vítimas e cometia crimes sexuais por meios virtuais. Ele exigia ainda que a ex-namorada realizasse automutilação em frente às câmeras. O garoto também possuía perfis de culto a símbolos nazistas e propagava imagens de assassinos de massacres escolares.