14/12/2015 13h28 - Atualizado em 14/12/2015 14h32

'Se tivesse como me mudar, mudaria', diz vizinha de presídio em rebelião

Mais de 800 presos se rebelaram nesta segunda (14) na Casa de Custódia.
Presídio fica localizado no bairro Santo Antonio, Zona Sul de Teresina.

Do G1 PI

Casas próximas a Casa de Custódia (Foto: Gustavo Almeida/G1)Boa parte das casas no bairro Santo Antonio é protegida por grades (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Vizinhos que vivem nas proximidades da Casa de Custódia de Teresina, local onde houve uma rebelião nesta segunda-feira (14), relataram a apreensão de morar próximo a uma unidade prisional. “É a única opção de moradia que tenho. Se tivesse um oportunidade de mudar, eu mudaria”, falou uma dona de casa que quis ter a identidade preservada.

Ela não é a única que convive com o medo no bairro Santo Antonio. Basta dar uma volta nas ruas próximas ao presídio para ver que boa parte das residências é protegida por grades. “O medo acaba não sendo maior porque a gente passa o dia trancado dentro de casa. Todo lugar hoje é perigoso, não é só aqui por ser perto de uma penitenciária não”, desabafou Francinete de Araújo, 38 anos. Ela mora há apenas cinco meses no local com o marido e um neto.

A rebelião na Casa de Custódia começou ainda na madrugada e teve a participação de mais de 800 detentos, quase o número total de presos da unidade. Por volta do meio dia, quase 10 horas após o início da rebelião, a direção da unidade disse que 95% dos presos já haviam sido contidos e faria a contagem dos detentos.

Policiais nas proximidades da Casa de Custódia (Foto: Gustavo Almeida/G1)Homens da Força Tática da PM foram acionados para conter tumulto (Foto: Gustavo Almeida/G1)

A tropa de choque da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BpRone) foram acionados. As rebeliões ocorrem no mesmo dia em que os agentes penitenciários deflagraram greve.

Inaugurada há mais de 20 anos, a Casa de Custódia José Ribamar Leite é a unidade prisional do estado que concentra a maior parte da população carcerária. Hoje são cerca 850 presos, quando a capacidade do presídio é para apenas 330 detentos.

Tensão de familiares
Familiares revoltados e ansiosos por notícias sobre os detentos resolveram fazer uma barricada e interromper o trânsito em um trecho da BR-316.

Com o barulhos dos disparos que vinham de dentro do presídio, muitas mulheres se desesperaram e algumas chegaram a desmaiar. Houve correria do lado de fora da unidade e o clima ficou ainda mais tenso quando homens da tropa de choque encapuzados entraram. "Não matem nossos filhos", gritavam algumas mães.

Alguns familiares foram para a lateral do presídio e soltaram fogos em direção a área interna da penitenciária, mas acabaram sendo contidos por policiais militares, que recolheram os artefatos.

  •  
Mulher desmaiou durante rebelião na Casa de Custódia em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/ G1)Mulher desmaiou durante rebelião na Casa de Custódia em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/ G1)

 

tópicos:
veja também