Ingresso Universitário

Por g1 PI


Folião fantasiado de Pantera Negra no carnaval de Olinda — Foto: Leo Caldas/Titular Fotografia

O tema da prova de redação do Enem, realizada neste domingo (3), foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". No Piauí, os estudantes citaram desde escritores brasileiros, como Castro Alves, até personagens fictícios como o super-herói Pantera Negra.

O jovem Moisés Richard Bezerra, de 17 anos, comentou os nomes internacionais que usou para discutir a herança africana no Brasil: o super-herói africano dos quadrinhos e do cinema, Pantera Negra, e o político sul-africano Nelson Mandela.

"Não achei [o tema] difícil, mas pensei que ia cair algo sobre a integração das mulheres nas Olimpíadas ou a questão racial. Citei o Pantera Negra porque, no filme, tinha uma valorização da cultura africana, que era muito rica", explicou o estudante.

A eleição de Nelson Mandela, em 1994, significou o fim da discriminação racial legalizada — Foto: Corbis via Getty Images/BBC

Já Layne Palhares, 37 anos, lembrou o caso de racismo que aconteceu com o vereador de Teresina e próximo presidente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) Ismael Silva na última semana, e considerou o tema "mais atual, impossível".

Na sua redação, Layne citou o escritor baiano Castro Alves, que tem o título de "o poeta dos escravos", por conta do seu célebre poema "O Navio Negreiro" e de outros textos que denunciavam a condição dos africanos escravizados no Brasil.

"Porque a redação reporta a herança cultural, mas a gente sabe que essa herança cultural a gente sabe que começou assim que chegaram aqui, nos navios negreiros", comentou Layne.

A estudante de enfermagem Luana Mendes, de 31 anos, disse que adorou o tema da prova, e que sua principal aliada foi a Constituição Federal. Cristina Frota, de 18 anos, fez sua primeira prova do Enem neste domingo (3). Ela comentou que o último tema que treinou foi "os povos tradicionais brasileiros". A semelhança com o tema da redação lhe deu confiança.

Mais sobre o Enem

🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.

Dia 3 de novembro:

🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.

📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.

Dia 10 de novembro:

🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.

🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.

*estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!