Geraldo Julio (PSB) foi eleito, neste domingo (7), em primeiro turno, o novo prefeito do Recife. O socialista teve 453.380 votos, o que equivale a 51,15% do total dos votos válidos. O vice-prefeito do Recife será Luciano Siqueira (PCdoB).
(Veja a apuração completa para prefeito e vereador)
O candidato do PSDB, Daniel Coelho, ficou em segundo lugar, com 245.120 votos, o que corresponde a 27,65% dos votos válidos.
a vitória no Recife (Foto: Luna Markman / G1 PE)
"Quero agradecer a todos que participaram da campanha, toda a Frente Popular, todas as lideranças. Quero agradecer a confiança em nossa candidatura. Mais da metade das pessoas votaram na gente. Tenho muita gratidão, que será revertida em muito trabalho. Vamos batalhar pelo restante da população que não votou na gente, vamos atrás da confiança dessas pessoas com muita determinação. Vamos estabelecer a paz política, não estamos aqui para dividir, mas juntar para fazer as transformações que o povo espera", afirmou o prefeito eleito.
Geraldo Julio tem 41 anos, é servidor público e administrador de empresas, casado e tem três filhos. Ele é ex-secretário estadual de Planejamento e Gestão e também ex-titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, que acumula a presidência do Porto de Suape.
Foi indicado pela direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para concorrer pela Frente Popular do Recife, disputando uma eleição pela primeira vez.
O socialista esteve na disputa desde 28 de junho, quando a legenda lançou oficialmente a sua candidatura. A decisão ocorreu na esteira do imbróglio vivido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para determinar seu candidato para a disputa.
Na campanha eleitoral, Geraldo Julio não liderou desde o início as pesquisas de intenção de voto. No primeiro levantamento do Ibope, divulgado em 16 de julho, ele aparecia com 5% das intenções de voto. No do Datafolha, no dia 21 de julho, tinha 7%.
A vitória de Geraldo Julio finaliza o ciclo de 12 anos do PT no comando da Prefeitura do Recife. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a criação de Upinhas e do Pacto pela Vida do Recife, além de defender a PPP da Compesa.
Geraldo Julio teve o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). A Frente Popular do Recife é formada por 15 partidos: PSB, PT, PDT, PTB, PCdoB, PP, PR, PRB, PRP, PTC, PSL, PHS, PSDC, PTdoB e PSC.
Biografia
Geraldo Julio nasceu em 19 de março de 1971, no Recife. Formado em administração, é casado e tem três filhos. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado em 1992, por meio de concurso público. Em 2000 e 2001 foi diretor de planejamento da Secretaria de Administração da Prefeitura do Recife.
Entre 2002 e 2003, foi secretário da Fazenda da Prefeitura de Petrolina. Em 2005 e 2006 atuou no Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2007, assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão. Em 2011, assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e a presidência do Porto de Suape.
Campanha
Geraldo Julio enfrentou críticas em relação ao programa eleitoral. O candidato Humberto Costa (PT) acusou o político de campanha casada com as propagandas do governo estadual e questinou obras e programas assumidos por Geraldo Julio nas propagandas. O bordão "foi Geraldo quem fez" foi bastante usado de forma irônica nas redes sociais. O petista e outros concorrentes também usaram contra o socialista o fato de ele apoiar a parceria público-privada (PPP) do saneamento, conhecida como a PPP da Compesa.
Outro argumento usado pelos oponentes era a falta de experiência de Geraldo Julio, que nunca ocupou um cargo eletivo, e que teria sido um candidato "inventado" pelo governador Eduardo Campos.
Propostas
Dentre as principais propostas do socialista está a construção de 20 Upinhas 24h, seis UPAs para consultas e exames, o Hospital da Mulher, 42 creches no padrão MEC e ginásios de fisioterapia. Geraldo também afirmou que vai criar o Pacto pela Vida do Recife, o programa Disk Luz e da Secretaria Municipal da Mulher, além de implantar o ProUni Municipal, a universalização do ensino integral do 6º ao 9º ano, com tablets para todos os alunos.
Resultado completo das eleições no Recife
Geraldo Julio (PSB) - 453.380 (51,15%)
Daniel Coelho (PSDB) - 245.120 (27,65%)
Humberto Costa (PT) - 154.460 (17,43%)
Mendonça (DEM) - 19.903 (2,25%)
Roberto Numeriano (PCB) - 6.766 (0,76%)
Edna Costa (PPL) - 2.649 (0,30%)
Jair Pedro (PSTU) - 2.095 (0,24%)
Douglas Sampaio (PRTB) - 2.026 (0,23%)
Brancos - 44.709 (4,57%)
Nulos - 47.005 (4,81%)
Abstenções - 191.565 (16,38%)
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.