O QUE FAZER NO RECIFE

Por g1 PE


Exposição "Ocupação Paulo Freire" aborda o legado do patrono da educação brasileira — Foto: Divulgação

A exposição "Ocupação Paulo Freire" pode ser visitada, até o dia 12 de fevereiro de 2023, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), na Zona Norte do Recife. A mostra é sobre o legado do pernambucano que é patrono da educação brasileira.

Dividida em quatro eixos (Formação, Angicos, Exílio e Retorno), a exposição conta com 140 peças. Entre os atrativos, estão 60 fotografias de Paulo Freire, vídeos e dezenas de originais de manuscritos de sua autoria, como "À sombra desta mangueira", "Pedagogia da esperança" e "Pedagogia da autonomia", além de poemas e cartas enviados e recebidos por ele.

Os visitantes podem conhecer, na exposição, a trajetória desse educador, filósofo e pedagogo nascido em 1921: como foi a infância, o desenvolvimento intelectual e o exílio durante a ditadura militar até o retorno ao Brasil, onde morreu em 1997. A mostra também aborda a experiência dele em Angicos (RN), onde alfabetizou 300 pessoas em dias com um método próprio reconhecido internacionalmente.

LEIA TAMBÉM:

Com expografia de Thereza Faria, a exposição conta com uma animação com as páginas manuscritas de “Pedagogia do oprimido”, o principal livro de Paulo Freire. Ela abre o caminho para a mostra, encerrada pelo mapa chamado "Paulo Freire no mundo", com os mais de 30 países que ele alcançou com suas obras, trabalhando a alfabetização de adultos e compartilhando ideias sobre educação.

São outros destaques da exposição a nordestinidade de Paulo Freire, incluindo a infância, a família, a casa onde nasceu e se alfabetizou no Recife, assim como o material documental e imagético de suas passagens por países como Chile, Suíça, Quênia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe.

Museu do Estado de Pernambuco fica no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife — Foto: Roberta Rêgo/g1

Quem visitar a mostra também pode conferir documentos sobre o Plano Nacional de Alfabetização e outras aplicações do Sistema de Alfabetização Paulo Freire, como as experiências de alfabetização aplicadas no Acre, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, em São Paulo e no Distrito Federal.

Materiais de formação de educadores e minutas para projetos de lei prevendo melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação são outras atrações dessa exposição sobre Paulo Freire, que recebeu, ao menos, 29 títulos Honoris Causa no mundo. Pesquisas sobre ele e sua obra se desdobraram em cátedras, centros acadêmicos, institutos e grupos de pesquisa.

Conferências, círculos de cultura, apresentações artísticas e culturais, exibição de filmes e lançamento de livros também estão na programação da ocupação, que foi elaborada por várias instituições. Entre elas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a Oficina Francisco Brennand; o Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e o Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas e o Mepe.

Paulo Freire foi um pedagogo, educador e filósofo pernambucano — Foto: Instituto Paulo Freire/Divulgação

Concebido pelo Itaú Cultural de São Paulo em 2021, o projeto chegou ao Recife por intermédio do Serviço Social do Comércio (Sesc Pernambuco); do governo do estado, através da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco; e da prefeitura do Recife, pelas secretarias de Educação e Cultura, além da Fundação de Cultura.

Localizado na Avenida Rui Barbosa, 960, no bairro das Graças, o Museu do Estado de Pernambuco não abre nas segundas. De terça a sexta, funciona das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, o Mepe recebe os visitantes das 14h às 17h.

Serviço

Exposição "Ocupação Paulo Freire”

Até o dia 12 de fevereiro de 2023

Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) - Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife

Visitas: de terça a sexta, das 9h às 17h; aos sábados e domingos, das 14h às 17h

Agendamentos de grupos: [email protected]

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!