Vídeo mostra homem fazendo 'barricada' antes de esfaquear motorista de ônibus em Olinda
O passageiro que esfaqueou o motorista de ônibus Anderson André Patriota dos Santos, de 37 anos, em Olinda colocou uma grade de ferro na rua para forçar o veículo a parar antes de praticar o crime (veja vídeo acima). Segundo a família da vítima, o trabalhador levou, ao menos, 12 facadas nas mãos, nas costas e na cabeça. Mesmo ferido, ele conseguiu dirigir o coletivo até um hospital.
Câmeras de circuito interno do veículo, obtidas pela TV Globo, filmaram toda a ação, que aconteceu na madrugada do domingo (22), na Avenida Doutor José Augusto Moreira, no bairro de Casa Caiada.
Um dos vídeos mostra o homem, que não foi identificado, fazendo a "barricada" para bloquear um dos sentidos da via no momento em que o ônibus da linha 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) passava, forçando o veículo a parar.
Em outros vídeos, é possível ver, ainda, que:
- O passageiro entrou no coletivo com duas sacolas onde estariam itens de material reciclável;
- O motorista se levantou e conversou com o homem, voltando à cadeira de condutor em seguida;
- O passageiro pulou a catraca do ônibus e o motorista se levantou de novo, em direção ao homem;
- Quando os dois se encontraram perto de uma das portas de saída do ônibus, entraram em luta corporal e o homem, que estava com uma faca, começou a atacar a vítima;
- Depois do ataque, o agressor desceu do coletivo e fugiu;
- O motorista também chegou a sair do ônibus, mas voltou ao veículo logo depois e, mesmo ferido, conseguiu dirigir por 850 metros até a entrada de um hospital particular.
O caso é investigado como tentativa de homicídio pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil. Até a última atualização desta reportagem, o agressor não foi localizado.
Imagens de câmeras de segurança mostram homem que esfaqueou motorista de ônibus em Olinda colocando grade de ferro para fazer veículo parar — Foto: Reprodução/TV Globo
Passageiro não quis pagar passagem
Motorista de ônibus é esfaqueado por passageiro após discussão por passagem
O crime também foi gravado por outros passageiros e pessoas que passavam pelo local no momento (veja vídeo acima). Testemunhas contaram à TV Globo que a discussão começou porque o homem entrou no coletivo sem pagar a passagem.
Nas imagens, é possível ver passageiros gritando e descendo do ônibus, enquanto o motorista e o agressor lutam, até que a vítima é esfaqueada diversas vezes nas costas e na cabeça e, então, é derrubada no chão. O uniforme do motorista ficou com marcas de sangue.
A esposa da vítima não quis se identificar, mas contou à TV Globo que ele levou 12 facadas, ferindo mãos, costas e cabeça. De acordo com a mulher, testemunhas contaram que o agressor colocou o objeto na frente da parada de ônibus, pois anteriormente dois veículos não pararam para ele subir.
Ao embarcar, o homem teria causado "desconforto" dentro do ônibus e por isso o motorista pediu para ele descer. Quando Anderson pegou as sacolas do homem para tirá-lo do coletivo, começou a briga.