Rua Mirinzal, no bairro do Jordão Baixo, na Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View
Um homem foi morto a tiros numa casa no bairro do Jordão Baixo, na Zona Sul do Recife. De acordo com a Polícia Militar, ele estava com outras três pessoas, duas mulheres e um segundo homem, que também foram atingidos e levados a uma unidade de saúde.
Em 2024, segundo levamento do Instituto Fogo Cruzado, ao menos 201 pessoas foram baleadas em residências no Grande Recife. Em 85% dos casos, as vítimas morreram (saiba mais abaixo).
O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (11), na Rua Mirinzal. Ao g1, a Polícia Militar informou que o 19º Batalhão foi acionado para ir até o local por volta das 4h30. Segundo a corporação, testemunhas contaram que as vítimas estavam bebendo quando homens armados se aproximaram da casa e começaram a disparar os tiros.
Um dos homens que estavam na residência, identificado como Paulo Bauduíno da Silva, de 39 anos, morreu no local. O g1 apurou que ele era o alvo dos criminosos. Além dele, foram baleadas duas mulheres, de 34 e 36 anos, e o irmão de uma delas, de 37 anos.
Os feridos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul da cidade, e depois foram transferidos para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Centro da capital pernambucana.
Procurado, o HR informou que uma das mulheres recebeu alta. Já a outra mulher e o homem ferido seguem internados, com quadro de saúde estável.
A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para apurar o caso, que foi registrado pela Força Tarefa de Homicídios da Capital.
LEIA TAMBÉM
201 baleados dentro de casa
Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta semana, mostra que, em 2024, ao menos 201 pessoas foram baleadas dentro de imóveis residenciais no Grande Recife. Do total de vítimas registradas desde janeiro deste ano, 171 morreram, o que corresponde a 85% dos casos.
Em média, foram registrados 16 casos por mês. Conforme o levantamento, das 201 vítimas:
- 174 são adultas, com idades entre 18 e 59 anos (86,5% do total), das quais 151 morreram e 23 ficaram feridas;
- 20 são adolescentes, dos quais 15 morreram e cinco se feriram;
- Três são crianças (duas morreram);
- Uma não teve a faixa etária identificada.
Além disso, de acordo com o instituto, 107 vítimas são negras, representando 53% do total. Dessas, 101 morreram. Outras 19 são brancas (17 mortas e duas feridas), enquanto 75 pessoas baleadas não tiveram cor e raça identificadas. Nesse último grupo, foram constatadas 53 mortes.
Entre os municípios, o Recife foi a cidade que concentrou o maior número de casos, conforme o ranking abaixo:
- Recife — 50 baleados (43 mortos);
- Jaboatão dos Guararapes — 40 baleados (34 mortos);
- Olinda — 20 baleados (16 mortos);
- Cabo de Santo Agostinho — 19 baleados (18 mortos);
- Ilha de Itamaracá — 17 baleados (11 baleados);
- Camaragibe — 15 baleados (11 mortos);
- Paulista — 12 baleados (10 mortos);
- Goiana — 7 baleados (6 mortos);
- Igarassu — 6 baleados (todos morreram);
- São Lourenço da Mata — 6 baleados (todos morreram);
- Moreno — 4 baleados (todos morreram);
- Abreu e Lima — 3 baleados (todos morreram);
- Ipojuca — 2 baleados (todos morreram).