Patrimônio vivo de Pernambuco, Maestro Duda recebe título de 'doutor honoris causa' da UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entregou, nesta sexta-feira (5), o título de "doutor honoris causa" ao compositor e regente Maestro Duda, referência do frevo e da cultura popular. A cerimônia aconteceu na Concha Acústica Paulo Freire, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife (veja vídeo acima).
Amante do frevo e do maracatu, José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, é regente, compositor, arranjador e instrumentista. Desde 2010, ele é Patrimônio Vivo de Pernambuco e, em 2011, foi homenageado no carnaval do Recife.
O título foi proposto pelo Departamento de Música da UFPE. Essa é a honraria mais importante concedida pela universidade, destinada a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. Para Maestro Duda, o título é uma honra.
"Eu esperava receber ainda com saúde. Hoje eu estou limitado. Eu queria vir com meus pés, estou sendo trazido, mas é com muita honra. Estou muito feliz por receber. Deus só faz as coisas na hora certa, né?", disse Maestro Duda.
Ele também afirmou que compôs um frevo especial para a ocasião assim que recebeu a notícia: o "Frevando com Honoris Causa". "Espero que faça sucesso, mais um frevo para o carnaval de Pernambuco", afirmou o artista.
Após a sessão solene, que contou com a presença de familiares e amigos do maestro, também houve uma homenagem da Orquestra Experimental de Frevo da UFPE , que tocou as principais composições do artista.
"Na verdade, o Maestro Duda já é doutor. Tem uma expertise enorme, uma liderança que vem formando gerações, e nós estamos aqui fazendo esse reconhecimento como instituição", disse o reitor da UFPE Alfredo Gomes.
Maestro Duda recebeu título de 'doutor honoris causa' da Universidade Federal de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo
Quem é Maestro Duda
- Natural de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Maestro Duda começou a estudar música aos 8 anos;
- Aos 10 anos, ele integrou a Banda Saboeira, compondo logo depois “Furacão”, seu primeiro frevo.
- Ao longo da carreira, Duda também tocou oboé na Orquestra Sinfônica do Recife;
- Ele formou várias bandas de frevo, além de compor choros e sambas gravados por Jamelão e canções para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais;
- No teatro, musicou espetáculos dirigidos por Graça Melo, Lúcio Mauro e Wilson Valença;
- Maestro Duda também atuou como professor-arranjador do Conservatório Pernambucano de Música.