Linha Sul do Metrô do Recife para de funcionar por problema na rede elétrica
A Linha Sul do Metrô do Recife parou de funcionar nesta terça-feira (18), por causa de um problema na rede aérea, assim como também ocorreu no dia 10 de junho. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a segunda falha neste mês aconteceu entre as estações Imbiribeira e Largo da Paz, na Zona Sul do Recife (veja vídeo acima). O serviço foi retomado apenas à noite, às 20h, segundo a CBTU.
Segundo a empresa, alguns trens precisaram ser rebocados para liberar a ferrovia e por isso a operação demorou um pouco mais para ser reiniciada, após a conclusão da manutenção. Ainda de acordo com a CBTU, houve a reabertura de todas as estações da Linha Sul na noite de terça.
O problema desta vez começou por volta das 5h, horário em que os trens começam a circular. Uma equipe de manutenção foi acionada para reparar a rede aérea do metrô, por onde passam os cabos de energia.
Inicialmente, a CBTU informou que o sistema retornaria às 7h. Depois, no entanto, disse que não havia previsão para o retorno do funcionamento da Linha Sul. A Linha Centro operou normalmente. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também não foi afetado pelo problema.
Composta de 12 estações, a Linha Sul — que vai da Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão, até a Estação Central do Recife — transporta, diariamente, 60 mil pessoas. Sem os trens circulando nessa linha, passageiros precisaram recorrer aos ônibus para chegar aos destinos dos seus compromissos.
Trens da Linha Centro do Metrô do Recife ficaram sem funcionar após problema na rede aérea — Foto: Everaldo Silva/TV Globo
Transtornos
A TV Globo registrou a movimentação de pessoas nos ônibus e reclamações de passageiros por causa da demora dos coletivos e dos problemas recorrentes no metrô. A diarista Carla Oliveira contou que sentia desrespeitada com as constantes interrupções na circulação dos trens.
"Hoje vou pegar dois ônibus, fica complicado para a gente. [..] Esse metrô está sempre quebrando e não tem solução. Quem se prejudica é o trabalhador", disse Carla.
Outra reclamação dos passageiros foi a falta de aviso nas estações. Muitos afirmaram que, apenas depois de passarem o cartão de passagem na catraca do metrô, foram informados de que o sistema estava paralisado.
"Até quando a gente vai viver nessas condições? A gente vai passar o cartão aqui, daqui a pouco vamos ter que pegar o ônibus ali do outro lado. Outra tarifa 'vai comer' lá, e eles não ficam nem aqui na porta para avisar", declarou o conferente de mercadorias Rodrigo Silva.
Reforço nos ônibus
Com a Linha Sul sem funcionar, o número de passageiros que precisaram utilizar os ônibus cresceu. Para suprir o aumento da demanda, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou quatro linhas de ônibus:
- 168 - Tancredo Neves/Conde da Boa Vista;
- 166 - Cajueiro Seco/Rua do Sol;
- 181 - Cabo (Cohab);
- 115 - TI Aeroporto/TI Afogados.
Além disso, também foi ativada a linha especial 231 - TI Cajueiro Seco/TI Aeroporto.
Problemas recorrentes
Os problemas no Metrô do Recife são frequentes e interferem na operação das linhas, causando transtornos aos passageiros que dependem desse transporte público. Confira, abaixo, alguns casos mais recentes:
- 10 de junho de 2024: Todas as estações da Linha Centro amanheceram fechadas por causa de um problema na rede elétrica;
- 14 de abril de 2024: A Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema;
- 11 de março de 2024: Todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife amanheceram fechadas por causa de um problema na rede de energia;
- 25 de dezembro de 2023: A Linha Sul não operou por dois dias seguidos, pois um problema na rede elétrica fez com que os trens precisassem de reparos;
- 26 de novembro de 2023: Passageiros precisaram descer no meio dos trilhos, próximo da Estação Prazeres, por conta de outro problema na rede de energia;
- 2 de agosto de 2023: Metroviários iniciaram uma greve reivindicando, entre outros pontos, a reestruturação do Metrô do Recife. A operação foi impactada por 25 dias;
- 20 de junho de 2023: Fios da rede elétrica se romperam e pegaram fogo, suspendendo toda a operação da Linha Centro por um dia.