Por g1 PE


  • Segundo relatos, entre os itens servidos no jantar, estavam calabresa, arroz, salada e canjica.

  • Fechado durante a pandemia, o RU foi reaberto em maio deste ano e serve, em média, 3.300 refeições por dia.

  • Procurada, a UFPE informou que pediu o encaminhamento das amostras dos alimentos para análise.

  • Universidade disse que também agendou reunião com empresa responsável pela gestão da unidade, a General Goods.

Estudantes da UFPE passam mal após refeição no restaurante universitário

Estudantes da UFPE passam mal após refeição no restaurante universitário

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) relataram neste sábado (2) que tiveram sintomas de intoxicação alimentar desde que jantaram no Restaurante Universitário (RU), na sexta-feira (1º). As denúncias estão sendo investigadas pela instituição (veja vídeo acima). Segundo a UFPE, são servidas, em média, 3.300 refeições por dia na unidade.

Na sexta-feira (1º), casos semelhantes foram registrados em duas escolas estaduais localizadas nas cidades de Paulista, no Grande Recife, e Jaqueira, na Zona da Mata Sul. Ao menos, 42 pessoas, incluindo alunos e funcionários, precisaram ser socorridos após ingerir a merenda escolar.

Estudante do curso de letras e integrante do movimento estudantil Todas as Vozes, Gabriel Mira disse ao g1 que recebeu, ao menos, 40 relatos de alunos que sentiram náusea, vômito e diarreia depois de jantarem no RU.

Entre os itens servidos no restaurante, de acordo com os relatos, estavam calabresa, arroz, salada e canjica.

"É complicado porque tem gente que se alimenta lá e que é das CEUs (Casas de Estudantes Universitárias). Gente que não é do Recife, mora aqui só para estudar e tem alimentação isenta no RU. E aí está basicamente todo mundo das Casas de Estudantes passando mal", disse Gabriel.

Fechado durante a pandemia, o RU da UFPE foi reaberto em maio deste ano. Segundo o estudante, desde então, a unidade tem apresentado diversos problemas.

"Ele [o RU] vem apresentando muitas complicações por conta da qualidade da comida, por conta de comida. Comida que falta do nada", afirmou o estudante.

Segundo informou a UFPE, o restaurante é gerido pela empresa General Goods Ltda. A companhia era a fornecedora dos alimentos servidos na Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda, onde, em 2022, 60 alunos tiveram problemas de saúde por intoxicação alimentar.

O que diz a UFPE

Procurada pelo g1, a UFPE disse que recebeu a informação sobre as denúncias pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição.

A universidade afirmou ainda que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) solicitou o encaminhamento de amostras das refeições para análise e agendou uma reunião com a empresa responsável pela gestão do Restaurante Universitário, a General Goods, para segunda-feira (4).

Além disso, a UFPE informou que enviou uma equipe de enfermeiros do Núcleo de Apoio à Saúde do Estudante (Nase) e acionou a Vigilância Sanitária para prestar assistência aos alunos.

Para os casos que necessitam de atendimento médico, a universidade disse que vai dar apoio nos encaminhamentos para unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde do Recife informou que foi notificada da ocorrência de intoxicação no restaurante universitário. De acordo com a secretaria, equipes da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do município começaram a investigar o caso.

A secretaria disse ainda que vai coletar amostras no local e apurar os fatos junto às pessoas com sintomas de intoxicação para descobrir as causas do problema.

O que diz a empresa General Goods

Procurada pelo g1, a General Goods afirmou em nota que "está atuando conjuntamente com as autoridades sanitárias no sentido de identificar as possíveis causas do incidente".

Ainda no texto, a empresa afirma que "trabalha com rígidos padrões e monitora constantemente indicadores de qualidade para a segurança alimenta". A empresa diz também que a Vigilância Sanitária realizou, esta semana, "uma inspeção na nossa operação no RU e não identificou qualquer irregularidade".

RU foi reaberto em maio

Restaurante Universitário da UFPE, campus Recife, reabre depois de três anos fechado

Restaurante Universitário da UFPE, campus Recife, reabre depois de três anos fechado

Adolescentes passaram mal em escolas

Dezenas de estudantes e profissionais de, ao menos, duas escolas estaduais passaram mal, foram socorridos e levados para unidades de saúde na sexta (1º), em Paulista, no Grande Recife, e em Jaqueira, na Zona da Mata. Nas duas escolas, as aulas foram suspensas.

As pessoas sentiram náuseas e vomitaram. Ao menos, 42 pessoas apresentaram sintomas nas duas cidades, segundo informações das gestões municipais.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!