Por g1 PE


Cabo da rede aérea rompe e causa explosões em estação de metrô

Cabo da rede aérea rompe e causa explosões em estação de metrô

Os cabos da rede elétrica do Metrô do Recife se romperam na manhã desta terça-feira (20). Por causa disso, a Linha Centro parou de funcionar, e todas as 19 estações foram fechadas.

Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostram que os fios da rede aérea pegaram fogo, e houve explosões na Estação Afogados, na Zona Oeste da capital pernambucana (veja vídeo acima).

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que houve queda da fiação aérea nas estações Joana Bezerra, no Centro, e Afogados e Ipiranga, na Zona Oeste.

LEIA TAMBÉM:

As imagens mostram as explosões, fumaça e as pessoas correndo assustadas. O massoterapeuta Leandro Bezerra chegou na Estação Afogados por volta das 11h20 para pegar o trem e ir até a Estação Joana Bezerra.

"Quando eu estava parado esperando o metrô, percebi que uma faísca de fogo correu os trilhos na fiação em cima. Algumas pessoas também perceberam que era fogo, poies ele realmente corria de um lado para o outro na fiação. Então, de repente, de uma ponta, começou a explodir os cabos, começaram a pipocar e veio caminhando toda aquela extensão de fogo. As pessoas começaram a se apavorar e correr. Elas corriam desesperadamente para sair", disse Leandro.

Ele também afirmou que começou a filmar o ocorrido, mas achou mais seguro sair do local. "Dentro da estação, era tão forte que parecia que alguém estava com a metralhadora pipocando tudo lá dentro, mas, na verdade, eram estalos. As faíscas cobriam toda a estação. Demorou pouco tempo, foi muito rápido. Alguns guardas subiram achando que estava tendo um assalto, que alguém estava atirando, mas eram apenas os cabos pipocando", contou.

Passageiros tiveram que caminhar sobre trilhos após metrô parar de funcionar — Foto: Reprodução/WhatsApp

Por causa do rompimento, os trens ficaram sem alimentação. Em alguns locais, os passageiros precisaram andar sobre os trilhos para sair dos vagões, que pararam no meio do caminho.

Por causa da paralisação, linhas especiais de ônibus foram ativadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. São elas:

  • TI Jaboatão/TI Barro;
  • TI Joana/TI Afogados/TI Barro;
  • TI Camaragibe/TI TIP.

Na Linha Centro, há 19 estações, por onde passam mais de 120 mil passageiros por dia. Ela sai do Centro do Recife em direção às cidades de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, ambas na Região Metropolitana da capital.

A CBTU informou, ainda, que deslocou equipes de manutenção para os locais afetados. Na noite da terça (20), a companhia disse que a previsão é que a Linha Centro seja retomada até as 9h da quarta (21).

Problemas recentes

Os problemas no Metrô do Recife são constantes, e frequentemente causam transtornos à população que depende desse meio de transporte. Confira, abaixo, os casos mais recentes:

  • 02/02/2023: A Linha Centro do Metrô do Recife ficou sem funcionar das 5h às 8h. A paralisação foi causada por um problema na rede aérea, por onde os trens recebem energia;
  • 07/12/2022: As estações da Linha Centro não abriram no começo da manhã. Foi detectado um problema na rede de energia antes do início da operação;
  • 08/11/2022: Um trem quebrou na estação Aeroporto e teve que ser esvaziado para manutenção. A Linha Sul operou com atraso de 20 minutos;
  • 01/11/2022: Uma pane em dois trens provocou a suspensão de operação e o fechamento da Linha Sul;
  • 24/09/2022: Um dos vagões de um trem saiu dos trilhos e bateu em um poste. A Linha Sul ficou sem operar por 15 horas.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!