Por Paulo Veras, g1 PE


Pesquisadores da ONG Sea Shepherd tentam mapear presença de microplásticos em praias do Brasil — Foto: Lucas Amorelli/Sea Shepherd Brasil/Divulgação

Uma expedição que está percorrendo o Brasil para pesquisar a presença de microplásticos em 300 praias do país chegou a Pernambuco neste final de semana. Os pesquisadores vão passar por 15 praias no estado, coletando resíduos plásticos que têm entre 1 e 5 milímetros (veja lista de praias a serem visitadas).

Esse material é enviado para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As instituições vão analisar a origem e a composição dos resíduos que chegam à costa brasileira.

Segundo Mara Oliveira, da ONG Sea Shepherd, que atua como capitã da expedição, esse microplástico já faz parte da cadeia alimentar de diversos animais marinhos, como peixes, baleias e tartarugas.

"Ao se alimentar desses animais, o ser humano consome e está sujeito a doenças a partir desses elementos", diz a pesquisadora.

A expedição saiu do Chuí, no Rio Grande do Sul, em abril de 2022, e já passou por 190 praias. Ela vai terminar no Oiapoque, no Amapá.

"A gente não está aqui para demonizar o plástico. É um material que a sociedade atual depende muito dele. O problema que a gente está encontrando é como esse plástico está sendo descartado. E como ele está sendo banalizado", afirmou Oliveira.

Plásticos entre 1 e 5 milímetros são coletados por pesquisa da Sea Shepherd em praias do Brasil — Foto: Lucas Amorelli/Sea Shepherd Brasil/Divulgação

Além do efeito nos animais, ela lembra que esse material também tem ficado depositado na restinga de Mata Atlântica, principalmente no Nordeste.

Até agora, a equipe já encontrou microplásticos em todo tipo de praia; desde as áreas urbanas, até pontos mais isolados, como locais de desovas de tartarugas dentro de parques do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

"A gente tem que ir a uma gama grande de praias para ver que o plástico está em todas elas. Por exemplo, a gente esteve agora na foz do Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, nas belas ilhas de areia que existem lá. E a gente encontrou microplástico nesses locais", contou Oliveira.

A passagem do time de seis pessoas por Pernambuco vai até o dia 25 de fevereiro. No dia 19, eles estarão fazendo a pesquisa na Praia de Boa Viagem, no Recife.

Dois dias antes, no dia 17, irão a Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca. No balneário, o foco será não na pesquisa, mas em um mutirão de limpeza para conscientizar as pessoas.

"O mutirão é simbólico. A gente não vai resolver o problema do lixo, mas faz educação ambiental. Nós encontramos muitas pessoas que dizem 'ah, o governo, a prefeitura não veio aqui pegar o lixo'. Sendo que esse lixo saiu da própria casa das pessoas", lembra a pesquisadora.

Como é feito?

Triagem de microplásticos em projeto científico da Sea Shepherd no Brasil — Foto: Lucas Amorelli/Sea Shepherd Brasil/Divulgação

Ao chegar em cada praia, o grupo define uma área de 50 metros quadrados onde será feita a coleta do material para análise. A areia é filtrada por meio de diversas técnicas até que micropedaços de plástico, de até 1 milímetro, seja separado.

O conteúdo é armazenado em embalagens que marcam o local, a data e o horário em que ele foi recolhido. Depois, esse material é remetido para as duas universidades, para a análise em laboratório.

Praias em que os pesquisadores vão passar em Pernambuco:

  • Gravatá, em São José da Coroa Grande;
  • Várzea do Una, em São José da Coroa Grande;
  • Tamandaré, em Tamandaré;
  • Do Forte, em Tamandaré;
  • Gamela, em Sirinháem;
  • Cacimbas, em Ipojuca;
  • Porto de Galinhas, em Ipojuca (mutirão de limpeza);
  • Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho;
  • Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho;
  • Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho;
  • Boa Viagem, no Recife;
  • Janga, em Paulista;
  • Pau Amarelo, em Paulista;
  • Gavoa, em Igarassu;
  • Itamaracá, Ilha de Itaramacá.

VÍDEOS: Mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!