Por Priscilla Aguiar, g1 PE


Nalvinha da Ilha ganha troféu inspiração e homenagem no Prêmio Melhores do Ano

Nalvinha da Ilha ganha troféu inspiração e homenagem no Prêmio Melhores do Ano

A pernambucana Josenilda Pedro da Silva, conhecida como Nalvinha da Ilha, da comunidade da Ilha de Deus, na Zona Sul do Recife, foi homenageada no domingo (25), durante o "Prêmio Melhores do Ano", da TV Globo. No programa Domingão com Huck, ela recebeu da jornalista Renata Lo Prete o troféu Inspiração pelo trabalho realizado na comunidade (veja vídeo acima).

O apresentador Luciano Huck entregou estatuetas a talentos da dramaturgia, do jornalismo e do humor. Entre os vencedores estão William Bonner, Osmar Prado, Marjorie Estiano e o cantor pernambucano João Gomes, que ganhou o prêmio de música do ano, com a canção "Dengo".

Além disso, ocorreram quatro homenagens. Nalvinha da Ilha foi lembrada pelo trabalho com a ONG Saber Viver.

A ativista Txai Suruí e sua mãe, Neidinha, foram homenageadas pelo trabalho com a causa indígena e ambiental.

O chef Edson Leite foi homenageado pelo trabalho com a ONG Gastronomia Periférica. Também teve homenagem aos 60 anos da carreira de Rita Lee.

Quem é Nalvinha da Ilha?

Nalvinha da Ilha, pernambucana homenageada no Prêmio Melhores do Ano — Foto: Reprodução/TV Globo

Nalvinha é presidente da ONG Saber Viver, organização fundada em 1983 para ajudar a comunidade. O espaço oferece aulas, cursos profissionalizantes, orientação e educação socioambiental para os moradores da Ilha de Deus.

O trabalho no projeto social e a história de Nalvinha foram destaque na premiação. Ela integra, desde criança, movimentos de melhoria na comunidade.

Ao anunciar o prêmio, Lo Prete, que apresenta o Jornal da Globo, lembrou que a Ilha de Deus chegou a ser chamada de "Ilha sem Deus", por conta das condições de vida de quem vivia no local. "A minha luta é pela dignidade das 400 famílias da Ilha de Deus", afirmou Nalvinha.

Renata Lo Prete entregou o troféu Inspiração para Nalvinha da Ilha. — Foto: Globo/Sérgio Zalis

A pernambucana contou que seguiu os passos da mãe, que foi uma das fundadoras da ONG que começou como uma escolinha.

Disse que hoje a grande preocupação é o cuidado com o meio ambiente e com a preservação do mangue. Muito emocionada, Nalvinha da Ilha foi aplaudida de pé por artistas que participavam da celebração.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!