Educação

Por g1 PE


Reitoria da UFPE em imagem de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrições para 1.380 vagas em cursos de graduação a distância em todas as regiões do estado, com ingresso no primeiro semestre de 2025. As inscrições vão até 25 de novembro e podem ser feitas pela internet.

O edital foi disponibilizado pela UFPE no site da instituição. De acordo com o documento, as vagas disponíveis estão distribuídas entre os seguintes cursos:

  • Ciências Biológicas (licenciatura): 150 vagas;
  • Educação Física (licenciatura): 180 vagas;
  • Geografia (licenciatura): 155 vagas;
  • História (licenciatura): 150 vagas;
  • Letras - Espanhol (licenciatura): 135 vagas;
  • Letras - Português (licenciatura): 160 vagas;
  • Matemática (licenciatura): 120 vagas;
  • Ciências Contábeis (Bacharelado): 330 vagas.

Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de R$ 35, até o dia 25 de novembro. No entanto, podem pedir isenção os candidatos que possuir renda familiar igual ou inferir a um salário mínimo (R$ 1.412).

Todas as atividades são semipresenciais, com encontros obrigatórios nos polos de apoio ao ensino a distância, que ficam distribuídos em 27 cidades do estado. São elas:

Seleção

Cada curso possui um formulário de inscrição específico, disponível no site da UFPE. É obrigatório que o candidato envie a documentação exigida no edital e selecione a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desejada no momento da inscrição.

Para participar da seleção, o candidato deve ter feito uma das cinco últimas edições do Enem, ou seja, dos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.

Ainda segundo o edital, além das cotas, 30% das vagas dos cursos de licenciatura são reservadas para professores da educação básica das redes municipal e estadual.

A primeira lista de classificados será publicada em 10 de dezembro, no site da universidade.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!