Por Thamires Oliveira, g1 PE


Alunos transformam folhas secas em confetes para o carnaval de Olinda — Foto: Faculdade Frasinnetti/Divulgação

Quem disse que não dá para brincar o carnaval e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo? Um grupo de estudantes de ciências biológicas produziu confetes sustentáveis que serão distribuídos gratuitamente no carnaval de Olinda para os foliões.

O material foi feito a partir de folhas secas coletadas no estacionamento da própria universidade, a Faculdade Frasinnetti (Fafire), no Recife. O trabalho faz parte de um projeto de educação ambiental da faculdade, orientado pelo coordenador de Práticas Pedagógicas, Thiago Barros.

O professor conta que a ideia surgiu a partir de uma observação do pátio da faculdade.

“A Fafire é uma universidade ligada tanto ao carnaval, quanto às causas ambientais. E observando o estacionamento, que é muito arborizado, percebi a quantidade de folhas que caíam e resolvi dar um sentido, reutilizando essas folhas. Lancei a proposta e os estudantes abraçaram e acreditaram na ideia”, conta.

LEIA TAMBÉM

O objetivo do grupo é mostrar para os foliões e para a sociedade que dá para se divertir no carnaval sem prejudicar o meio ambiente.

“É possível usar confetes sem poluir o meio ambiente e ainda dar sentido àquilo que a natureza nos dá. A gente pode ter um carnaval mais sustentável, proporcionando mais cuidado ao meio ambiente. Educação ambiental deve ser colocada em prática e nossos alunos acreditam tanto nisso que colocaram a mão na massa”, pontua o professor.

O grupo é formado por voluntários do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frasinnetti (Fafire), do Recife — Foto: Faculdade Frasinnetti/Divulgação

O grupo, que nasceu em 2019, ainda não teve a chance de levar os confetes às ruas devido à pandemia do Covid-19. Hoje o projeto conta com 20 alunos voluntários, que trabalharam por duas semanas na confecção do material.

"O processo é simples, mas é trabalhoso. Usamos aqueles furadores antigos que todo escritório tem e buscamos as folhas mais secas possíveis para fazer os confetes. As folhas mais verdes precisam passar por um processo de secagem, no sol mesmo, apenas para que não criem fungos", explica Thiago.

Foram produzidos cerca de mil pacotes de confetes, que serão distribuídos em saquinhos de papel reciclado, de domingo (19) a terça-feira (21), das 9h30 às 16h, no Polo Fafire no Carnaval, localizado na Pousada Convento da Conceição, no Alto da Sé, em Olinda, ao lado da Academia Santa Gertrudes.

No mesmo polo, os foliões também poderão se produzir para a festa com glitter biodegradável, oferecido em parceria com o grupo Green Girl. Uma das integrantes do grupo é ex-aluna da Fafire e estará como voluntária no local.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!