Love Noronha será realizado em outubro — Foto: Cláudia Prosini/TV Globo
A partir de 2025, o Festival Love Noronha, que promove festas para o público LGBTQIA+ na ilha, será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro. Nos últimos anos, a programação aconteceu no mês de agosto.
A promotora do festival, Maria do Céu, disse, nesta quinta-feira (24), que a alteração de data foi motivada para evitar a concorrência de eventos internacionais LGBTQIA+, que também acontecem em agosto na Europa.
“Nós fizemos a mudança porque nosso público tem eventos em destinos como Mykonos (Grécia) e Madrid (Espanha), onde acontecem festivais LGBTQIA+ em agosto. Nós enfrentamos até dificuldades para trazer para Fernando de Noronha DJs nesse período”, explicou a organizadora.
Além disso, segundo Maria do Céu, a decisão pela mudança foi tomada para que a organização tenha um tempo maior de produção e também por causa da ausência de eventos na ilha em outubro.
A programação será promovida pela 11ª vez em 2025. O evento só não ocorreu em 2018, por dificuldades de produção, e nos anos de 2020 e 2022, por conta da pandemia.
Liberação da pista do aeroporto
A possibilidade de conclusão das obras de pavimentação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha, que deve marcar o retorno de aviões de grande porte à ilha, também pesaram na decisão.
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões como Boeings e jatos devido a fissuras e buracos na pista do terminal. A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, e a Gol a suspender as atividades na ilha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, também com uma aeronave de menor porte.
Em 2024, participantes do Love Noronha tiveram problemas com cancelamento de voos. “Esperamos que a pista do aeroporto esteja pronta até outubro do próximo ano. Tivemos diversos cancelamentos de voos e isso causou insegurança aos participantes do evento”, afirmou Maria do Céu.
A obra de recapeamento da pista do aeroporto teve início em setembro. O presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira, esteve em Noronha na terça-feira (22) e declarou que a expectativa é que o serviço no eixo central seja concluído até dezembro.