Latam suspendeu vendas que voo para Noronha — Foto: Gabriel Magacho/Jet Photos/FlightRadar24/Reprodução
A empresa aérea Latam, que no mês de setembro anunciou que faria voos diários para Fernando de Noronha com decolagem de São Paulo, informou que suspendeu as vendas de passagens para viagens a partir de novembro. A companhia não pode iniciar as atividades sem a conclusão da pavimentação da pista do aeroporto de ilha, obra que está em andamento.
“A Latam lamenta informar que suspendeu por tempo indeterminado a venda de passagens aéreas para o voo Guarulhos-Fernando de Noronha. A companhia havia iniciado as vendas para a rota de voos a partir de 15 de novembro, após informação oficial do governo local e da concessionária do aeroporto sobre a data de término da obra de reforma da pista do aeroporto de Fernando de Noronha”, informou a companhia em nota.
A empresa reforçou que havia obtido toda a documentação necessária para iniciar a operação. A Latam informou também que não tem a confirmação sobre a data de conclusão da reforma.
“Devido à incerteza da entrega da obra no aeroporto do arquipélago, conduzidas pela concessionária DIX e a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do Governo do Estado de Pernambuco, a Latam tomou a decisão de suspender as vendas até que seja formalizada nova previsão de conclusão", informou a empresa.
A operação da Latam em Fernando de Noronha será realizada com aeronaves Airbus A319.
Proibição
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões de grande porte, como Boeings e jatos, na ilha devido a fissuras e buracos na pista do aeroporto.
A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR e a Gol a suspender as atividades em Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.
A Latam informou que todos os passageiros que haviam comprado passagens aéreas para voo serão realocados em voos de outra cia aérea.
Obra
Pavimentação da pista do aeroporto começou em setembro — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
No dia 24 de setembro tiveram início as obras de pavimentação da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha .
Os trabalhadores executam os serviços de recuperação do pátio de aeronaves e da pista de pouso e taxiamento tiveram uma série de adiamentos, atrasando o cronograma várias vezes (relembre mais abaixo).
A obra nas pista, que totaliza 1.845 metros de extensão, é realizada por 56 trabalhadores no período noturno, quando o o local está fechado. Com investimento de R$ 60 milhões, os serviços são realizados das 18h às 9h.
Segundo o governo de Pernambuco, a previsão é de que a conclusão dos trabalhos no eixo central da pista aconteça em dois meses.
A recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha teve diversos adiamentos, que provocaram atrasos no cronograma.
- Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
- Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras. A previsão do término da primeira fase dos trabalhos era o final de março de 2024;
- Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro de 2024 e a nova previsão era que o trabalho de recuperação do eixo central da pista terminaria em abril deste ano;
- Abril de 2024: a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
- Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, disse que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final do junho;
- Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra, declarando que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho;
- Agosto de 2024: Usina de asfalto é instalada em canteiro de obras no aeroporto de Fernando de Noronha.