Blog Viver Noronha

Por Ana Clara Marinho, g1 PE


Noronha será apresentada como opção para produções de cinema — Foto: Mariano Correa/Divulgação

Fernando de Noronha vai receber o fórum cinematográfico Noronha2B - Film Commission Forum (N2B), no período de 19 a 23 de agosto. A programação será gratuita e aberta para moradores, turistas e profissionais. Segundo os organizadores, entre outras ações, a ilha será apresentada como opção para a produção de filmes.

“O fórum terá atividades que são experiências imersivas, chamadas de visitas de locação. Isso vai acontecer para apresentar pontos turísticos de Noronha como as praias do Sancho, Leão e Cacimba do Padre”, contou o diretor artístico do N2B, Zeca Brito.

Para o público geral, o evento vai apresentar atividades como a projeção de filmes voltados à promoção turística do Brasil, shows, mesas e oficinas.

Para os profissionais do audiovisual, o fórum vai indicar mercado e laboratório de projetos.

Entre os projetos cinematográficos selecionados para o laboratório, estão obras de grandes nomes do audiovisual pernambucano, como Lírio Ferreira, Lia Letícia e Renata Pinheiro.

Outro destaque será o produtor e diretor recifense Leonardo Lacca, que será um dos tutores que vão avaliar os trabalhos.

Programação

Lia de Itamaracá vai se apresentar na abertura do evento — Foto: Ytallo Barreto/Divulgação

A abertura vai contar com apresentação da cirandeira Lia de Itamaracá, no Forte de Nossa Senhora dos Remédios. Ela, considerada a maior voz da ciranda brasileira, é Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Além do Forte dos Remédios, a programação vai acontecer nos auditórios do Projeto Tamar e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBIO).

A primeira edição do N2B tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção é da Anti Filmes.

A programação tem apoio Administração de Fernando de Noronha, governo do estado e, ainda, promoção do Ministério do Turismo, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do ICMBio e da inciativa privada.

VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!