Dia Mundial da Limpeza: 'turistas vêm, jogam lixo e vão embora', diz morador de Noronha
Estudantes de Fernando de Noronha, militares da Marinha, policiais federais e profissionais da Administração da Ilha participaram de um mutirão no Porto de Santo Antônio, neste sábado (16), ‘Dia Mundial da Limpeza’, e recolheram mais de 64 quilos de lixo. A ação teve como principal objetivo alertar para a necessidade de evitar o "microlixo" e os plásticos que poluem os oceanos.
⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.
A educadora ambiental do governo local, Fabiane Vilela, foi uma das coordenadoras do trabalho. Ela exaltou o trabalho de sensibilização.
“Nós queremos sensibilizar tanto moradores quanto turistas sobre a questão do lixo nas ruas e nas praias, principalmente o lixo plástico, é prejudicial. Muito resíduos chegam à ilha pelo mar, por isso escolhemos o porto, que é um local muito frequentado”, disse Fabiane Vilela.
Voluntários também fizeram coleta no mar — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
O ‘Dia Mundial da Limpeza’, também chamado de "Clean Up Day", é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta num único dia.
O estudante Pietro Freitas falou que a ação na praia é importante para os moradores. “Muitas pessoas jogam lixo e complicam a vida de quem é morador. Os turistas fazem isso porque não são moradores. Quem é da ilha tem que cuidar”, falou Pietro (veja vídeo acima).
Moradores da ilha se mobilizaram para limpar o porto — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
A administradora de Noronha, Thallyta Figueirôa, também participou do mutirão.
“É uma ação simbólica, mas pontual, e mostra a importância de limpar nossas praias. A gente tem que sentir na pele para rever nossas ações para que Fernando de Noronha siga sendo um destino que é um sonho para muitos”, declarou Thallyta Figueirôa.
O mutirão fez a coleta de 64 quilos de microplástico, tampas de garrafa, latas, sacos, embalagens e até pneus.
Fabiane Vilela e Thallyta Figueirôa se juntaram aos militares da Marinha na limpeza — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo