Municípios recebem selo da Unicef por avanços em políticas para crianças e adolescentes — Foto: Marina Domar/Unicef
O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), agência das Nações Unidas responsável por fornecer recursos humanitários e de desenvolvimento e ajuda para crianças em todo o mundo, divulgou nesta quarta-feira (6) a lista dos municípios que receberam o selo por melhorias em vacinas, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção.
Em Pernambuco, 81 municípios receberam a homenagem. Entre eles, Caruaru e 42 outras cidades do Agreste, Sertão e Mata Sul do Estado.
Segundo o Unicef, para chegar a este resultado, os municípios se emprenharam em investir em cuidados desde a infância até a adolescência. Melhorias na educação, investimentos em saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteção de crianças e adolescentes das violências; e garantia a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais, foram os critérios (veja vídeo abaixo).
Coordenador explica prêmio da Unicef
Após quatro anos de trabalho, todas as cidades citadas conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.
“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil.
IMUNIZAÇÃO
De acordo com o Unicef, as coberturas vacinais melhoraram e todos os municípios certificados em comparação a média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral (D2)* aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados o aumento foi de 17,7% (de 56,4% para 66,4%).
EDUCAÇÃO
O abandono escolar caiu em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos municípios certificados, a queda foi maior: 47% (saindo de 1,7% e chegando a 0,9%).
PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Existe um sistema de registro e encaminhamento de casos pelos Conselheiros Tutelares, chamado Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que está disponível em todo o País, mas que nem sempre é utilizado.
A adesão e o uso adequado do Sipia estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo deveriam realizar. Nas cidades certificadas, o número de registros de casos de violências contra crianças e adolescentes aumentou mais de 60 vezes, passando de 1.775 em 2020 para 109.947 em 2023. O aumento é maior do que a média nacional. No mesmo período, nacionalmente, os registros aumentaram cerca de 5 vezes (de 118.995 para 578.859).
“Tirar a violência da invisibilidade é o primeiro passo para proteger crianças e adolescentes. Os avanços nos registros de casos mostram que havia milhares de meninas e meninos sofrendo diferentes tipos de violência, sem que o poder público soubesse e pudesse atuar. Com esses casos registrados, toda uma rede de proteção pode ser acionada”, explica Vanessa Wirth, chefe interina de proteção à criança do UNICEF no Brasil.
Confira os municípios do Agreste, Sertão e Mata Sul que receberam o selo Unicef
Agreste
- Águas Belas
- Belo Jardim
- Bezerros
- Bom Jardim
- Bonito
- Brejão
- Brejo da Madre de Deus
- Buíque
- Caruaru
- Cumaru
- Cupira
- Garanhuns
- Gravatá
- Ibirajuba
- Jataúba
- Jurema
- Panelas
- Pesqueira
- Poção
- Riacho das Almas
- Sanharó
- Santa Cruz do Capibaribe
- São Caetano
- São João
- São Joaquim do Monte
- Tacaimbó
- Toritama
- Taquaritinga do Norte
- Venturosa
Sertão
Mata Sul
- Afogados da Ingazeira
- Arcoverde
- Belo Jardim
- Betânia
- Bezerros
- Bom Jardim
- Bonito
- Brejo da Madre de Deus
- Brejão
- Buíque
- Calumbi
- Carnaíba
- Caruaru
- Cumaru
- Cupira
- Custódia
- Flores
- Garanhuns
- Gravatá
- Ibimirim
- Ibirajuba
- Iguaraci
- Jataúba
- Jurema
- Panelas
- Pesqueira
- Poção
- Quipapá
- Quixaba
- Riacho das Almas
- Sanharó
- Santa Cruz da Baixa Verde
- Santa Cruz do Capibaribe
- Santa Terezinha
- Serra Talhada
- Sertânia
- São Caetano
- São Joaquim do Monte
- São José do Egito
- São João
- Tabira
- Tacaimbó
- Taquaritinga do Norte
- Toritama
- Triunfo
- Unicef
- Venturosa
- Água Preta
- Águas Belas