Por Gleilson Nascimento, g1 Santarém e Região — PA


Alunas aprovadas — Foto: divulgação

Em Itaituba, sudoeste do Pará, as engenheiras civis Ediene Korap e Daniela Porto, recém-formadas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no Campus Itaituba, alcançaram reconhecimento nacional ao serem aprovadas em programas de mestrado em duas das maiores universidades do Brasil. Com a orientação dos professores Andrews Malone, Luamim Tapajós e Andryo Henrique, as duas aprovadas utilizaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) como base para ingressar nas instituições de destaque.

Ediene Korap, a primeira indígena formada em engenharia civil pela Ufopa-Itaituba, foi aprovada no mestrado em Saneamento e Hidráulica da Escola de Engenharia de São Carlos (USP). O projeto que lhe rendeu a aprovação intitula-se "Projeto e execução de uma bacia de evapotranspiração com substituição de alvenaria convencional por garrafas PETs". Desenvolvido em Itaituba, o trabalho alia inovação e sustentabilidade, propondo uma solução ambientalmente viável para o manejo de resíduos sólidos e efluentes domésticos.

Projeto da Ediene Korap, a primeira indígena formada em engenharia civil pela Ufopa-Itaituba, foi aprovada no mestrado em Saneamento e Hidráulica da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) — Foto: divulgação

Daniela Porto também brilhou ao conquistar vaga no mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Paraná. Seu projeto de pesquisa, uma adaptação de seu TCC intitulado "Muro de arrimo com pneus inservíveis", destaca o reaproveitamento de materiais recicláveis na construção civil. A engenheira enfatizou a importância de seu trabalho para áreas como geotecnia e meio ambiente, afirmando que essas são suas principais paixões na engenharia.

Daniela Porto enfatizou a importância de seu trabalho para áreas como geotecnia e meio ambiente — Foto: divulgação

"Sou recém-formada e estar na Unila, com um projeto que une sustentabilidade e engenharia, é um sonho realizado. Quero agradecer à minha família e aos professores orientadores, Andres Malone, Andro Freitas e Lomim Salles Tapajós, que contribuíram para o sucesso desse trabalho", destacou Daniela Porto.

O professor Andrews Malone, orientador de ambos os projetos, celebrou o feito das ex-alunas: "Essas conquistas demonstram o alto nível do ensino e da pesquisa desenvolvidos em Itaituba, além de reforçar o compromisso da Ufopa com a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a sustentabilidade."

Ainda de acordo com o professor, essas aprovações refletem não apenas a excelência acadêmica das engenheiras, mas também a capacidade de romper fronteiras e projetar Itaituba no cenário nacional. Com base em suas trajetórias, Ediene Korap e Daniela Porto são inspirações para jovens que sonham em transformar a realidade por meio do conhecimento e da inovação.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!