Por g1 Pará — Belém


Garimpo ilegal é fechado em Parauapebas, no Pará

Garimpo ilegal é fechado em Parauapebas, no Pará

Uma operação coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fechou um garimpo ilegal na Unidade de Conservação Federal (Área de Proteção Ambiental - APA) do Igarapé Gelado, em Parauapebas, cidade do sudeste do Pará.

A ação foi divulgada nesta quarta-feira (27). De acordo com a Polícia Federal (PF), que participou da operação, foram destruídos e inutilizados 18 motores estacionários, duas escavadeiras hidráulicas, quatro motocicletas e mais de 10 acampamentos dentro da floresta.

Equipamentos foram queimados para não serem mais utilizados em garimpo ilegal. — Foto: PF PA

Os agentes afirmaram que o garimpo estava em funcionamento, mas, ao perceberem a aproximação da equipe, os trabalhadores fugiram do local.

Segundo a PF, os equipamentos eram utilizados em extração ilegal de ouro na região da floresta nacional de Carajás.

"As atividades ilegais de garimpo têm afetado diretamente a bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, pela contaminação com mercúrio e movimentação de maquinários que degradam a floresta de carajás", pontuou o polícia.

Agentes durante a ação da força-tarefa no local. — Foto: PF PA

A corporação informou que os responsáveis pelos crimes poderão responder por usurpação de matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem autorização.

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!