Ação policial apreende 16 fuzis dentro de embarcação no Pará — Foto: Reprodução / PC-PA
Dezesseis fuzis AK-47 foram apreendidos em uma ação da Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (5) no Pará. Quatro homens foram presos em flagrante.
As armas de grosso calibre eram transportadas em uma embarcação que saiu do Suriname. Segundo a Polícia, o barco foi interceptado, a 5 quilômetros do rio Maratauíra, nas proximidades de Abaetetuba, no nordeste do estado.
Os números da Secretaria de Segurança Pública (Segup) apontam que, em 2024, foram 22 fuzis apreendidos no estado.
O secretário Ualame Machado afirma que esta é a maior apreensão de fuzis já realizada no estado nos último oito anos.
"Essa apreensão mostra o trabalho que vem sendo feito pelas forças de segurança e resulta na desarticulação do crime organizado, inibindo e coibindo a criminalidade no Pará".
Apreensão
Uma denúncia anônima acionou a equipe do 31º Batalhão da Polícia Militar de Abaetetuba, que saiu em rondas pela malha fluvial e identificou a embarcação de nome "Beto", com destino a Abaetetuba.
Na embarcação foram encontrados 13 fuzis 556, e mais 3 fuzis 762, além de munições.
Polícia prende quatro pessoas e apreende armas e munições
Os armamentos e as munições foram identificados dentro de cilindros, segundo a polícia. De acordo com o coronel da PM Dilson Júnior, "a apreensão representa um baque muito grande nas organizações criminosas".
Todo o material encontrado foi encaminhado à Unidade de Polícia Civil de Abaetetuba e será periciado pela Polícia Científica do Estado.
Os quatro homens passam por procedimentos cabíveis e vão responder pelos crimes de associação criminosa, porte ilegal de armas e munições de fogo, além de contrabando.
As equipes policiais seguem na busca pelo dono da embarcação, que ainda não havia sido encontrado nesta terça-feira.
Informações que possam ajudar nas investigações devem ser repassadas ao Disque Denúncia, pelo número 181.