Por Juliana Bessa, g1 Pará — Belém


Operação já flagrou área de invasão na Terra Indígena Ituna-Itatá, no Pará. — Foto: Reprodução / MPF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), autorizou o uso da Força Nacional na Terra Indígena (TI) Ituna-Itatá, no sudoeste do Pará, uma das mais desmatadas do Brasil. Em 2019, registrou o maior índice de desmatamento, segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) determinando que os agentes deverão ficar no território por 90 dias, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígena (Funai), órgão que fez o pedido. A TI está localizada nos municípios Altamira e Senador José Porfírio.

Segundo a publicação no DOU, a Força Nacional vai atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e à garantia do bem-estar das pessoas e do patrimônio da área, afetada pela ação de garimpeiros ilegais e pela criação ilegal de gado.

Agentes da Força Nacional. — Foto: Divulgação / MJSP

A Funai, de acordo com o DOU, deverá oferecer a infraestrutura necessária à Força Nacional, que disponibilizará um contingente definido pela própria diretoria, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pelo MJSP.

A decisão informa ainda que a equipe irá trabalhar em articulação com os órgãos de segurança pública do estado do Pará.

Em agosto de 2023, uma operação federal já havia apreendido cerca de 2 mil cabeças de gado ilegal na Terra Indígena Ituna-Itatá. A ação teve objetivo de combater a invasão irregular da TI.

Exploradores ilegais da região fugiram do local e tentaram dificultar o andamento da operação. Uma ponte que dá acesso à área foi danificada e isso prejudicou o acesso a outras localidades.

À época, o Governo Federal então havia autorizado a atuação da Força Nacional de Segurança Pública durante 90 dias para garantir a segurança na área.

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!