Por g1 Pará — Belém

Com 50 anos de carreira, Mestre Damasceno, um dos maiores nomes da cultura popular nortista, faz show de lançamento do novo disco "Búfalo-Bumbá", neste sábado (28), em Belém. A partir de 20h, junto aos Nativos Marajoaras, os artistas apresentam clássicos do repertório do mestre.

Criador do búfalo-bumbá na cidade de Salvaterra, na Ilha do Marajó, ele tem mais de 400 composições, entre toadas de boi-bumbá, carimbós, xotes, chulas, sambas e até bregas. Pai de nove filhos, afro-indígena, cego desde os 19 anos, sua trajetória de vida é marcada pela superação. A biografia do mestre é tema do documentário "O Boi-bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas”, que será exibido na noite do show.

O novo álbum foi gravado em setembro de 2021, com fomento do edital Preamar-Secult/PA. Produzido por Léo Chermont e Guto Nunes, os ritmos presentes são o carimbó e toadas do búfalo-bumbá. Os músicos Felipe Cordeiro, Luiz Pardal, Felipe Sequeira e Léo Chermont fizeram participações especiais neste lançamento.

A captação do áudio do mestre Damasceno e os Nativos Marajoara foi realizada dentro da ilha do Marajó, um estúdio móvel foi montado. Léo Chermont desempenhou o papel de produtor musical e Guto Nunes de produtor fonográfico. Apenas as participações especiais foram gravadas fora da ilha do Marajó. São nove faixas acompanhadas pelos músicos Agnaldo Vasconcelos (Curimbó), Anderson Gonçalves (Curimbó), Arivaldo Pampolha (Banjo), David Pamplona (Flauta), Emerson Miranda (Saxofone) e Francisco Junior (Maracá e Ganzá).

Serviço: dia 28/02, a partir das 20h, Exibição do documentário "O Boi-bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas”. Show de lançamento do álbum Búfalo-Bumbá, de mestre Damasceno e os Nativos Marajoara. Discotecagem de Seu Edvaldo. Ingressos: R$ 15. Local: Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 Altos - Marco).

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!