Círio de Nazaré 2023: criança com autismo brinca de decorar cartaz da festa nazarena. — Foto: DFN
Os cartazes do Círio de Nazaré fazem parte da tradição da festa religiosa e representam os símbolos e temas que compõem a Festa em Belém ao longo dos anos. Em 2023, o Círio chega a 231ª edição.
Pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará, que organizou uma exposição virtual dos cartazes, é possível entender que, para além do formato e dos processos gráficos, estes materiais do Círio fazem parte da grande festa devocional para Nossa Senhora, e geram grande expectativa no público pela apresentação oficial.
Os cartazes costumam ser distribuídos às pessoas e empresas, que os fixam nas portas das casas e lojas, para demonstrar devoção à "Nazica".
Para este quiz, o g1 realizou a curadoria junto ao historiador e antropólogo Márcio Couto, especialista na Festa de Nazaré e autor do dossiê que fundamentou a concessão do título de patrimônio cultural imaterial ao Círio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
'Bora' começar?
-
Cartaz do Círio de 1878
- Se tratava de um folheto de uma das novenas da época, que foi transformado em cartaz por ter ficado popular na cidade.
- O mais antigo cartaz no acervo do Museu do Círio, em Belém, é o de 1878, que contém, além da imagem centralizada da santa, a imagem da antiga ermida de Nazaré, onde ela foi colocada por Plácido.
-
Cartaz do Círio de 1901
- Considerado por estudiosos o primeiro cartaz do Círio documentado, com a imagem da santa na íntegra, usando o manto da forma que ficou conhecido.
- Foi estampada neste cartaz a primeira fotografia da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
-
Cartaz do Círio de 1909
- O cartaz reúne os principais milagres da história da devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Ele foi o último com os nomes das "juízas" da Diretoria da Festa, cargo que foi instinto um ano depois, em 1910, permanecendo apenas os homens na diretoria até os dias atuais.
- O cartaz retrata o percurso que era feito no dia do Círio em Belém, com as principais paradas. Ele foi o último com os nomes das "juízas" da Diretoria da Festa, cargo que foi instinto um ano depois, em 1910, permanecendo apenas os homens na diretoria até os dias atuais.
-
Cartaz do Círio de 1986
- Foi a primeira vez em que o cartaz foi adicionado à programação do Círio, por meio da "apresentação oficial do cartaz", encorporada pelo padre Luciano Alfredo Brambilla, como existe até hoje.
- A "apresentação oficial do cartaz" já existia e este foi mais um apresentado durante a programação do Círio.
-
Cartaz do Círio de 1988
- Foi o primeiro cartaz a exibir santa peregrina, ao invés da imagem original encontrada por Plácido. Continha a frase "Festa de todos os irmãos", que se repetiu em vários outros anos também.
- Foi o primeiro cartaz a exibir a santa original encontrada por Plácido, ao invés da peregrina, utilizada desde os primeiros Círios.
-
Cartaz do Círio de 1989
- . Na parte inferior do cartaz são bonecos de miriti vistos de cima, representando os tradicionais brinquedos comercializados na época do Círio por artesãos paraenses.
- Pelos cartazes disponíveis no acervo da Arquidiocese de Belém, foi a primeira vez que o povo (a multidão de devotos) foi representado em um cartaz da Festa.
-
Cartaz do Círio de 1993
- O cartaz do bicentenário do Círio remetia, com pixels, ao avanço da tecnologia na época.
- Cartaz do Bicentenário do Círio, quando a Festa de Nazaré completou 200 anos. As formas geométricas eram marcantes e traços das tendências gráficas da época. O cartaz do bicentenário do Círio remetia, com pixels, ao avanço da tecnologia na época.
-
Cartaz do Círio de 2001
- Este cartaz causou polêmica na época por ter sido o único feito na horizontal pela Diretoria da Festa. Devotos relataram dificuldades para pregar o cartaz nas portas das casas, ato que já era tradicional na época.
- Todos os cartazes do Círio têm versão horizontal, então este foi bem recebido pelos fiéis católicos.
-
Cartaz do Círio de 2002
- Em 2002 o cartaz mostrava um pôr do sol amazônico.
- Nos anos 2000, os cartazes passaram a retratar mais a Amazônia. O de 2002 mostra as palmeiras de açaí, fruto querido no Pará, e um rio ou igarapé ao fundo.
-
Cartaz do Círio 2023
- A cruz, acima da Imagem da Virgem de Nazaré, representa o sacrifício, o ato de amor de Jesus Cristo pela humanidade. A parede de mármore retirada de uma fotografia da Basílica Santuário de Nazaré simboliza a tradição e a história da devoção à Nossa Senhora.
- Cartaz do 231º Círio representa unicamente a imagem da santa dentro da Basílica, no Glória, onde fica a imagem original encontrada por Plácido.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.