Por g1 Pará — Belém


trilha é alternativa para peregrinos — Foto: Beatriz Rabelo - Ideflor-Bio

Uma rota alternativa e ecológica foi implementada para os romeiros que seguem em peregrinação à Basílica Santuário para o Círio de Nazaré 2024. Este ano, uma trilha guiada objetiva tornar o caminho mais seguro e imersivo com a natureza.

O projeto Caminho Peregrino da Trilha Amazônia Atlântica, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), promete amenizar o desconforto natural sentido pelos promesseiros, que costumam caminhar longos trajetos em pistas de asfalto, sob o sol e próximo ao fluxo de trânsito.

Caminhos Peregrinos — Foto: Beatriz Rabelo - Ideflor-Bio

Com a trilha alternativa, os romeiros podem percorrer o caminho paralelo à BR-316, totalmente sinalizado e protegido, som o sombreamento natural fornecido por árvores.

O trecho está em funcionamento entre Santa Izabel do Pará e Belém e conta ainda com placas indicativas e marcações nas árvores, o que facilita a orientação dos peregrinos.

Trilha ecol[ogica ameniza o desconforto dos romeiros — Foto: Beatriz Rabelo - Ideflor-Bio

O Caminho Peregrino é um trecho da Trilha Amazônica Atlântica que vai da cidade de Viseu até a Igreja da Sé, em Belém, passando por unidades de conservação administradas pelo Ideflor-Bio, como o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, a Área de Proteção Ambiental (APA) Belém e o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.

A expectativa é de que nos próximos anos a trilha se torne parte essencial da rota de peregrinação para o Círio de Nazaré, oferecendo uma alternativa mais segura e espiritualmente enriquecedora para os milhares de fiéis que seguem essa jornada. O projeto prevê, inclusive, a expansão da sinalização para outros trechos da rota, tornando o trajeto ainda mais acessível e integrado às demais trilhas ecológicas da região.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!