Por g1 Pará — Belém


Círio 2024: Imagem peregrina percorre Belém — Foto: Antenor Filho/TV Liberal

As festividades do Círio de Nazaré começaram em Belém. Ao todo, são 14 procissões, sendo as maiores neste fim de semana, com o ápice no domingo (13), com o Círio de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil e uma das maiores do mundo.

Nesta sexta-feira (11), a maior das procissões em percurso saiu às ruas, por volta das 8h. Foram 52,89 quilômetros por diferentes ruas de Belém, Ananindeua e Marituba, até o fim do dia.

Hoje é o dia da mais longa das 14 procissões do Círio de Nazaré

Hoje é o dia da mais longa das 14 procissões do Círio de Nazaré

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada em uma berlinda, uma espécie de carruagem, por uma viatura e escoltada por policiais rodoviários federais. Com policiais de outros estados, a PRF reforçou o efetivo para garantir a segurança.

Círio de Nazaré 2024: Imagem peregrina é colocada em berlinda decorada — Foto: Manoel Campos

A imagem foi acompanhada por corredores e ciclistas enquanto que, no caminho, fiéis ficam nas calçadas e pediram bênçãos e agradecimente à Nossa Senhora pelas graças alcançadas.

Círio de Nazaré 2024: Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre ruas da Grande Belém — Foto: Antenor Filho/TV Liberal

O Traslado para Ananindeua e Marituba é a mais longa das 14 procissões que compõe quadra nazarena, e antecede as procissões do Círio Fluvial (nos rios de Belém), Trasladação (procissão das luzes); e a Grande Procissão no domingo, que costuma reunir duas milhões de pessoas.

Círio 2024: veja início do traslado para Ananindeua da imagem peregrina de N Sra de Nazaré

Círio 2024: veja início do traslado para Ananindeua da imagem peregrina de N Sra de Nazaré

A segunda romaria do Círio de Nazaré 2024 foi concluída às 18h

A segunda romaria das 14 programadas para o Círio de Nazaré 2024 teve início às 8h, com saída da Basílica Santuário, e teve um percurso total de 52.92 quilômetros, finalizando na Igreja Matriz, localizada em Ananindeua, por volta das 18h.

Círio de Nazaré: Imagem peregrina é colocada na berlinda para começar a procissão — Foto: TV Liberal/Reprodução

Escoltada por agentes de segurança, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), guardas da Basílica e acompanhada por vários fiéis, a imagem peregrina seguiu pela avenida Nazaré, em Belém, onde recebeu diversas homenagens.

Em uma campanha do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os devotos produziram cata-ventos coloridos em homenagem ao Círio de Nazaré.

Por volta das 8h30, no Hospital Ophir Loyola (HOL), referência no tratamento de câncer na região Norte, os pacientes se concentraram na frente do prédio para receber as bênção da padroeira dos paraenses.

Na ocasião, sendo uma tradição, a imagem peregrina foi retirada da berlinda para um contato mais próximo com quem pede por cura e saúde.

Círio: Traslado para Ananindeua tem parada em frente a hospital — Foto: Antenor Filho/TV Liberal

Na avenida Almirante Barroso, ainda em Belém, fiéis acompanharam a imagem pelas calçadas, na pista do BRT e ainda nas passarelas elevadas que estão distribuídas no decorrer da pista.

Círio 2024: Imagem peregrina percorre Belém — Foto: Antenor Filho/TV Liberal

Berlinda chega em Ananindeua

Às 11h, a berlinda chegou ao município de Ananindeua, onde foi recebida com balões coloridos, confetes e fogos de artifício, por grupos organizados no viaduto da Mário Covas.

Entre as paradas previstas no roteiro da peregrinação, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré desceu a berlinda e foi homenageada na Paróquia Cristo Rei, no bairro da Guanabara, em Ananindeua.

Círio 2024: Imagem peregrina desce na Paróquia Cristo Rei e recebe homenagens — Foto: Jorge Mateus Palheta

A berlinda com Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré parou por alguns minutos em frente à Paróquia de Santo Antônio de Pádua, por volta das 13h.

Neste momento, a romaria já havia percorrido cerca de 20 quilômetros da procissão. Ela passou, ainda, pela avenida Três Corações, no bairro da Cidade Nova e parou na Paróquia Nossa Senhora da Guadalupe.

Círio 2024: Imagem peregrina passa na Cidade Nova, em Ananindeua — Foto: Antenor Fiho/TV Liberal

Em seguida, a imagem peregrina foi transportada pela avenida Dom Vicente Zico, em frente à Paróquia Divino Espírito Santo.

Uma das cenas mais emocionantes registradas na romaria foi a de um bebê dormindo recebendo as bênçãos da padroeira dos paraenses.

Bebê pertinho da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré — Foto: Jefferson Bruno

Em outro registro, uma criança também ficou bem próxima à berlinda para ser abençoada.

Criança recebe as bênçãos da imagem peregrina com a ajuda de um familiar — Foto: Antenor Filho

Após seguir o trajeto pelos bairros de Ananindeua e seguir o percurso em direção ao município de Marituba, a berlinda com a imagem peregrina finalmente chegou ao seu destino, a Igreja Matriz, em Ananindeua, onde ficará até a manhã de sábado (12) para seguir com as procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2024.

Entenda as procissões deste fim de semana

Nesta sexta-feira (11), a Imagem de N. S. de Nazaré percorre a Grande Belém e à noite fica em uma catedral em Ananindeua, de onde é levada na madrugada de sábado (12), até Icoaraci, distrito de Belém.

Círio Fluvial 2023 reúne diversas embarcações pelas águas doces de Belém. — Foto: Reprodução / TV Liberal

De Icoaraci, a imagem sai pelos rios, seguida por várias embarcações, a partir das 6h de sábado no Círio Fluvial. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é transportada em um navio da Marinha.

Quando chega na Escadinha da Estação das Docas, área central de Belém mais próximo ao Ver-o-Peso, conhecido ponto turístico da cidade, a imagem é novamente levada em uma viatura.

Dessa vez, acompanhada por centenas de motos na chamada Motorromaria, que leva a Santa até o Colégio Gentil, um dos mais antigos de Belém e que fica próximo à Basílica de Nazaré.

Círio de Nazaré 2023: Trasladação reuniu 1,5 milhão de pessoas em Belém — Foto: Márcia Carvalho

Na noite de sábado, por volta das 18h, a imagem sai em mais uma procissão, a Trasladação, conhecida como "romaria das luzes". Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da Trasladação em 2023.

A Santa é levada pelas ruas até a Catedral da Sé em uma berlinda atrelada a uma corda. O percurso tem 3,6 quilômetros e leva aproximadamete 5 horas. Todo o percurso poderá ser acompanhando em um programa especial do g1 a partir das 17h40.

A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica na Catedral da Sé durante a madrugada e sai na manhã de domingo (13), na maior das procissões, a do Círio.

Círio de Nazaré: Multidão toma conta das ruas de Belém na Grande Procissão. — Foto: Nicksson Melo / g1

Às 5h há uma missa e depois, por volta das 6h, a imagem é levada em uma berlinda atrelada à corda dos romeiros e segue o caminho de volta do sábado, por cerca de 3,6 quilômetros, até a Basílica Santuário de Nazaré.

A procissão de domingo é a maior da quadra Nazarena, com cerca de 2 milhões de pessoas e é toda transmitida pelo g1 e TV Liberal a partir das 5h50.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!