Por G1


Estudantes protestam durante a greve global pelo clima em frente ao Duomo de Milão, na sexta-feira, 27 de setembro de 2019 — Foto: Antonio Calanni/AP

Jovens voltaram às ruas em pelo menos dez países nesta sexta-feira (27), em uma onda de protestos ligada ao movimento "Fridays for Future" (Sextas-feiras pelo futuro, na tradução para o português), liderado pela ativista sueca Greta Thunberg. Eles exigem medidas concretas para frear as emissões de gases causadores do efeito estufa e o combate ao aquecimento global.

Milhares de manifestantes foram às ruas em países como Nova Zelândia, Coreia do Sul, Índia, Rússia, Austrália, Suécia, Itália, Canadá, Hungria e Holanda.

Na sexta passada, um grande protesto global pelo clima atraiu manifestantes em mais de 150 países, incluindo várias cidades do Brasil.

Abaixo, veja fotos dos protestos em diferentes países.

As manifestações desta sexta ocorrem poucos dias depois da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu 21 a 23 de setembro, em Nova York.

Greta Thunberg e outros 15 jovens ativistas de diversos países chegaram a apresentar uma queixa na ONU contra cinco países – entre eles, o Brasil – por não fazerem o suficiente para impedir o aquecimento global.

Um discurso da jovem na Cúpula do Clima ganhou repercussão pelo tom e palavras fortes usadas. "Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias", disse ela, responsabilizando os adultos por não fazerem o bastante para proteger o meio ambiente.

Desde 2018, Greta falta às aulas nas sextas-feiras para protestar pelo clima. A iniciativa rendeu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz e fez com que diversas outras greves se espalhassem pelo mundo. No Brasil, ao menos três mobilizações tiveram repercussão nacional, uma em março, outra em maio deste ano e a da semana passada.

Greta no Canadá

A ativista de 16 anos está no Canadá para apoiar os protestos. A expectativa é que ela discurse durante a mobilização.

Tanto o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, quanto a líder do Partido Verde local, Elizabeth May, aderem à manifestação, de acordo com a agência "Associated Press".

Trudeau disse, na quinta-feira (26), que ele estava ansioso para participar do protesto e "lutar pelo meio ambiente". O Canadá terá eleições nacionais em menos de um mês.

Estudantes indianos protestam pelo clima em Nova Déli, na Índia, no dia 27 de setembro de 2019. Cartaz diz: "Se fosse Pai Terra, talvez vocês se importariam" — Foto: Manish Swarup/AP

Estudantes indianos protestam pelo clima em Nova Déli, Índia, no dia 27 de setembro de 2019 — Foto: Manish Swarup/AP

Criança participa de protesto pelo clima na Rússia, em 27 de setembro de 2019 — Foto: Dmitri Lovetsky/AP

Greve pelo clima em Milão, na Itália. Cartaz diz: "Mudemos a política, e não o clima". Em 27 de setembro de 2019 — Foto: Antonio Calanni/AP

Protesto pelo clima em Milão, na Itália, em 27 de setembro de 2019. "Como ousam?", diz o cartaz, em referência a Greta Thunberg — Foto: Antonio Calanni/AP

Greve pelo clima em Budapeste, na Hungria, dia 27 de setembro de 2019. Manifestantes atravessam ponte sobre o rio Danúbio — Foto: Marton Monus/MTI via AP

Greve global pelo clima em Budapeste, na Hungria, no dia 27 de setembro de 2019 — Foto: Marton Monus/MTI via AP

Manifestantes protestam na Holanda contra as mudanças climáticas, em 27 de setembro de 2019 — Foto: Mike Corder/AP

Protesto pelo clima na prefeitura de Malmo, Suécia, no dia 27 de setembro de 2019 — Foto: Johan Nilsson/AP

Milhares vão às ruas em greve pelo clima na cidade de Helsinki, Finlândia, no dia 27 de setembro de 2019 — Foto: Markku Ulander/AP

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!