Darcton Policarpo Damião, indicado pelo ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) para diretor interino do Inpe — Foto: Miguel Angelo/Portal da Indústria
O oficial da Força Aérea Darcton Policarpo Damião foi oficializado como diretor interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em portaria publicada nesta quarta-feira (14) pelo "Diário Oficial da União".
Na semana passada, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, havia anunciado em uma rede social a decisão de nomear Damião para o cargo. O titular da pasta afirmou ter levado em conta a capacidade de gestão, o conhecimento sobre o instituto e o conhecimento sobre desmatamento em sua indicação.
"Estamos no processo de substituição do presidente do Inpe. Nesse processo, temos de colocar um diretor interino. Depois, fazer a chamada para um comitê de busca, para eleger uma lista tríplice e dessa lista tríplice sai o novo diretor."
A troca no comando do órgão acontece em meio a críticas, pelo presidente Jair Bolsonaro, à divulgação de dados sobre desmatamento na Amazônia.
Troca de cadeiras no Inpe
No início de agosto, o então presidente do órgão, Ricardo Magnus Osório Galvão, anunciou que deixaria o cargo. Ele fez o anúncio após ter se reunido com Marcos Pontes e em meio às críticas de Bolsonaro à divulgação de dados sobre desmatamento na Amazônia.
Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, convocaram uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para contestar os dados do Inpe.
Poucas horas após essa entrevista coletiva, o subprocurador-geral da República, Nívio de Freitas Filho, divulgou uma nota afirmando que o "inconformismo" do governo com os dados é "inaceitável" porque o Inpe trabalha com "extremo rigor".
DADOS SOBRE O DESMATAMENTO
-
19/7: Após alertas de desmatamento, Bolsonaro diz: 'dados são mentirosos'
-
20/7: Diretor do Inpe reafirma consistência dos dados e diz que não vai se demitir
-
22/7: Para Bolsonaro, dados sobre desmatamento dificultam negociações comerciais
-
22/7: Ministro Marcos Pontes convoca reunião com diretor do Inpe
-
31/7: Ricardo Salles admite aumento do desmatamento, mas critica uso dos dados
-
1/8: Augusto Heleno diz que governo deveria cuidar do problema 'internamente'
-
2/8: Após reunião com Marcos Pontes, diretor do Inpe diz que será exonerado
-
2/8: 'Ministro se comprometeu a não interferir no Inpe', diz diretor do instituto ao G1
-
5/8: Marcos Pontes anuncia oficial da Força Aérea como diretor interino do Inpe
-
7/8: Em julho de 2019, área com alertas de desmatamento cresceu 278% em comparação com julho de 2018