A produção de Caetano Veloso publicou nesta terça-feira (23), no Facebook, um vídeo no qual ele dá uma bronca na equipe que cuida de suas redes sociais. Motivo: mau uso da crase. "Um erro chato, eu não gosto desse erro. Acho idiota", diz ele após explicar por que o acento não deveria ter sido usado na construção "homenagem a Bituca". O equívoco estava na legenda de uma foto publicada no Facebook em 11 de junho.
Clique aqui para assistir à bronca de Caetano Veloso.
O "Bituca" em questão é Milton Nascimento. A imagem do post mostra justamente um encontro de Milton e Caetano durante um show da banda Dônica. Um dos integrantes é filho de Caetano.
"Até os linguistas estimulam [o uso equivocado da crase], dizendo que não deve ligar para crase, que deve deixar... Nada! Nada de deixar. Tem que saber português e trabalhar bem a língua portuguesa no Brasil! Tem que ter responsabilidade!", finaliza ele.
A pessoa que está filmando, então, responde: "Sim, senhor. Vamos tentar melhorar, prometo. A produção falhou".
Explicação gramatical
Sérgio Nogueira, colunista de língua portuguesa do G1, explica que a crase é a junção de uma preposição com o artigo definido feminino ("a" mais outro "a").
Quem faz homenagem sempre faz homenagem "a" alguma coisa ou "a" alguém. A preposição é uma exigência do substantivo "homenagem".
No caso de "homenagem à música brasileira", por exemplo, é como se falássemos "homenagem a a música". O segundo "a" é o artigo definido que antecede o substantivo, também feminino, "música".
Por que no caso do "Bituca" a crase é impossível? Simples: Bituca é Milton Nascimento, é masculino. É impossível haver artigo feminino antes do Bituca. Se houvesse, seria o artigo masculino "o". Nesse caso, seria "homenagem ao Bituca". Saiba mais sobre a regra gramatical.