A cantora de country e pop Patti Page morreu na terça-feira (1º), nos EUA, aos 85 anos. Ela morreu em uma casa de repouso em Encinitas, na Califórnia, após sofrer uma insuficiência cardíaca congestiva, disse Michael Glynn, agente da cantora, à Reuters.
Patti é intérprete de "Tennessee Waltz", de 1950, o terceiro single mais vendido da história, segundo a agência Associated Press.
A cantora vendeu mais de 100 milhões de álbuns durante os 67 anos de sua carreira, incluindo os hits "(How Much Is That) Doggie in the Window", "I Went to Your Wedding" e "All My Love (Bolero)."
"Ela vinha tendo alguns problemas de saúde nos últimos dois anos", disse Glynn. "Na verdade, ela parecia bem melhor ontem [terça-feira]. Falei com ela e ela parecia bem."
"Cantora que mais vendeu discos durante os anos 50, Patti Page definiu de várias maneiras a década de pop adulto sério e inovador", diz o site da revista norte-americana "Billboard" em sua biografia da artista.
Patti criou um som distinto na indústria musical em 1947, ao sobrepor sua própria voz nas gravações por não ter dinheiro suficiente para gravar seu single "Confess".
Sua carreira inclui 15 singles e 3 álbuns que foram discos de ouro por vendas superiores a um milhão. Ela gravou 24 músicas que entraram no top 10 de vendas dos EUA. Ela foi também a primeira cantora a ter programas de televisão nas três maiores emissoras dos EUA, incluindo "The Patti Page Show" na ABC.
Para ler mais notícias do G1 Música, clique em g1.globo.com/musica. Siga também o G1 Música por Facebook e RSS.