Por John Irish, Makini Brice


A bandeira nacional francesa é hasteada na embaixada francesa, após a deposição de Bashar al-Assad da Síria, em Damasco, Síria, em 17 de dezembro de 2024. — Foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Nesta terça-feira (17), a França hasteou uma bandeira sobre sua embaixada em Damasco, na Síria, depois de ela ter ficado fechada por 12 anos durante a guerra civil do país, disse o Ministério das Relações Exteriores.

A França enviou uma equipe de diplomatas à Síria para avaliar a situação política e de segurança depois que os rebeldes depuseram o antigo governante sírio Bashar al-Assad. O gesto, no entanto, não significa que a embaixada tenha reaberto.

Ainda de acordo com o ministério da França, a missão diplomática enviada a Damasco se reuniu com representantes nomeados pelas autoridades de transição sírias. A França afirma que, durante o encontro, apelou aos sírios para serem inclusivos no processo de transição política.

Para as autoridades francesas, são importantes as questões relativas à segurança coletiva e à luta contra o Estado Islâmico e outros grupos terroristas.

A França, que cortou relações com Assad em 2012, afirmou que uma transição política na Síria deve ser credível e inclusiva, em linha com um quadro emitido pelas Nações Unidas.

Leia também:

Chefe de rebeldes afirmam que facções vão ser dissolvidas na Síria

Chefe de rebeldes afirmam que facções vão ser dissolvidas na Síria

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!