Por Reuters


Capitólio durante o fim da tarde, em imagem de 2019 — Foto: Loren Elliott/Reuters

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (13) que o Partido Republicano vai "fazer de tudo" para acabar com o horário de verão, que ele chamou de "inconveniente e muito caro para a nossa nação".

"O Partido Republicano vai fazer de tudo para eliminar o horário de verão, que tem um número de apoiadores pequeno, mas forte, mas não deveria!” Trump disse nas redes sociais. "O horário de verão é inconveniente e muito caro para a nossa nação."

O horário de verão — adiantamento dos relógios em uma hora durante metade do ano, nos EUA, para aproveitar ao máximo as noites mais longas — está em vigor em quase todos o país desde a década de 1960, mas tem sido um tema de debate nos últimos anos.

Alguns congressistas querem manter o horário padrão durante todo o ano; outros pedem a permanência no horário de verão durante todo o ano; e outros, ainda, querem manter o status quo. O presidente Joe Biden nunca assumiu uma posição pública sobre o tema.

Em março de 2022, o Senado dos EUA votou por unanimidade para tornar o horário de verão permanente, mas o esforço foi paralisado na Câmara depois que os legisladores disseram que não conseguiram chegar a um consenso. Em março, um grupo bipartidário de senadores fez um novo esforço para tornar o horário de verão permanente.

Os defensores da manutenção do horário de verão argumentam que isso levaria a tardes e noites mais luminosas e a mais atividade econômica durante os meses de inverno. Os críticos dizem que isso forçaria as crianças a caminhar para a escola no escuro, já que a medida atrasaria o nascer do sol em uma hora.

Os defensores da eliminação total do horário de verão dizem que a mudança semestral dos relógios causa distúrbios do sono e problemas de saúde.

O Congresso não realiza novas audiências sobre o assunto há mais de dois anos e o Senado precisaria recomeçar do zero as discussões sobre o tema.

O horário de verão durante todo o ano foi usado durante a Segunda Guerra Mundial e adotado novamente em 1973, numa tentativa de reduzir o uso de energia devido a um embargo petrolífero, mas a medida se mostrou impopular e foi revogada no ano seguinte.

Desde 2015, cerca de 30 estados introduziram ou aprovaram leis para acabar com a mudança de horário semestral, com alguns estados se propondo a adotar o horário de verão apenas se os estados vizinhos fizerem o mesmo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!