Joe Biden animado com dança típica em Angola — Foto: AP/Ben Curtis
O presidente dos Estados Unidos foi ver de perto a performance dos dançarinos ao chegar com o Força Aérea Um a Lobito, cidade portuária angolana, para ver de perto a reforma da ferrovia onde o país e aliados estão investindo pesadamente.
O projeto visa avançar a presença dos EUA em uma região rica em cobalto, cobre e outros minerais críticos usados em baterias para veículos elétricos , dispositivos eletrônicos e tecnologias de energia limpa.
O governo Biden diz que o corredor ferroviário ajudará os interesses comerciais e conterá a crescente influência da China na África. É o maior investimento dos EUA em um projeto de trem fora do país.
Joe Biden recebido com dança típica em Lobito — Foto: AP Photo/Ben Curtis
Nesta terça-feira, na capital Luanda, Biden prometeu um compromisso duradouro dos Estados Unidos. Cumprindo a promessa de visitar o continente durante seu mandato, que termina em janeiro, ele disse que os EUA estão "totalmente comprometidos com a África".
O presidente angolano, João Lourenço, disse que Angola quer trabalhar com os Estados Unidos para atrair investimentos estrangeiros e melhorar os laços de defesa e segurança, incluindo exercícios militares conjuntos e cooperação no Golfo da Guiné e no Atlântico Sul.
Ele também elogiou os investimentos das empresas norte-americanas no setor de petróleo e gás de Angola e em vários projetos futuros, como silos de grãos e infraestrutura logística.