Carros empilhados após a tempestade Bora na área de Lalysos, na ilha de Rodes, Grécia — Foto: REUTERS/Lefteris Damianidis
Chuvas torrenciais atingem a Grécia pelo segundo dia neste domingo (1º). A tempestade Bora inundou casas, empresas e estradas na popular ilha turística de Rodes, forçando as autoridades a proibirem temporariamente o uso de veículos no local, segundo a Reuters.
Os bombeiros receberam mais de 650 chamados para bombear água de prédios inundados e evacuou 80 pessoas para um local mais seguro. Carros e escombros ficaram empilhados nas ruas.
A cidade de Lalysos, na ilha de Rodes, foi a mais atingida, mas não há informações sobre feridos no município.
Já na ilha de Lemnos, ao longo da costa turca no nordeste do Mar Egeu, dois homens morreram, de acordo com a polícia grega.
Um deles era um fazendeiro que estava tentando amarrar o seu carro, preso na lama, a um trator, para rebocá-lo, informou a televisão pública ERT. A outra vítima morreu ao cair de cabeça enquanto limpava as escadas de casa após a tempestade, disse a Agência France-Presse.
Estrada danificada na ilha de Rodes após fortes chuvas — Foto: STRINGER/Eurokinissi/AFP
Mudanças climáticas
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Vassilis Varthakogiannis, disse à SKAI TV da Grécia que o mau tempo vai continuar na segunda-feira (2).
O país mediterrâneo tem sido devastado por inundações e incêndios florestais nos últimos anos, com cientistas dizendo que a Grécia se tornou um "ponto crítico" para as mudanças climáticas.
"As condições nos últimos anos são diferentes; temos chuvas e inundações repentinas", disse Varthakogiannis.
Em 2023, milhares de turistas e moradores locais foram forçados a abandonar suas casas e hotéis à beira-mar enquanto incêndios florestais duravam dias.
Tempestades também interromperam os serviços de trem na Grécia continental, especialmente no centro e norte do país.
Um veículo danificado é visto após inundações causadas pela tempestade Bora na área de Lalysos, na ilha de Rodes, Grécia — Foto: REUTERS/Lefteris Damianidis
Estragos causados pela tempestade Bora na área de Lalysos, na ilha de Rodes, Grécia — Foto: REUTERS/Lefteris Damianidis